Cidadania e Justiça
Divulgados integrantes de grupo para exumar corpo de Jango
Desaparecidos políticos
A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, formalizou, por meio de publicação no Diário Oficial da União desta quinta-feira (7), a criação de um grupo para realizar a exumação dos restos mortais do ex-presidente João Marques Belchior Goulart.
Segundo o texto publicado, a família do ex-presidente irá acompanhar todo o processo e o grupo de trabalho será coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, pela Comissão Nacional da Verdade e pela Polícia Federal. O representante da família Goulart será João Marcelo Goulart, neto de Jango.
Confira a relação de componentes do grupo de exumação.
GAAF
Na mesma edição do Diário Oficial também foi publicada portaria da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República que formaliza a criação do Grupo de Arqueologia e Antropologia Forenses (GAAF).
O GAAF é responsável por localizar e identificar os restos mortais de desaparecidos políticos, no período de 18 de setembro de 1946 a 5 de outubro de 1988.
O grupo será composto por representantes e suplentes da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, Departamento de Polícia Federal, Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão - MPF, Centro Nacional de Arqueologia do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos, Comitês pela Memória, Verdade e Justiça.
Além dos órgãos, completam o grupo especialistas das seguinte áreas: Arqueologia e antropologia forense.
O grupo vai exercer suas funções por um ano, prorrogável por igual período, e também poderá ter sua atuação solicitada em casos graves de violação de Direitos Humanos.
Consulte a lista de componentes do GAAF.
Fonte:
Diário Oficial da União
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















