Cidadania e Justiça
Incra do RJ publica edital para recuperação de acervo histórico
História
A Superintendência Regional do Incra no Rio de Janeiro publicou edital de Chamada Pública para a restauração do acervo fundiário da Fazenda Nacional de Santa Cruz (FNSC), localizada na zona oeste do município do Rio de Janeiro.
A iniciativa prevê a recuperação e conservação de um número expressivo de documentos relacionados com a história da FNSC. Será realizado também a identificação, catalogação, higienização, acondicionamento e digitalização de todo o acervo.
A ação também irá facilitar a gestão fundiária do local com a agilização do acesso ao Sistema de Gerenciamento Fundiário (Sigef) nos processos de regularização fundiária. Dados revelam que parte da região está submetida ao regime de aforamento.
A Fazenda Nacional de Santa Cruz ocupa uma área com mais de 80 mil hectares, em nove municípios fluminenses (Rio de Janeiro, Itaguaí, Seropédica, Paracambi, Japeri, Engenheiro Paulo de Frontim, Mendes, Piraí e Rio Claro). Aproximadamente 800 mil pessoas vivem na região.
Histórico
A história da Fazenda Nacional de Santa Cruz teve início em 1596 com a Companhia de Jesus. Após a expulsão dos jesuítas em 1759, a propriedade passou para o domínio da Coroa Portuguesa. Com a queda da monarquia a Fazenda Nacional foi revertida ao patrimônio do governo federal.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















