Cidadania e Justiça
Incra/RJ publica Edital para reforma da sua sede histórica
Edital
A Superintendência Regional do Incra no Rio de Janeiro publicou nesta quarta-feira (6), no Diário Oficial da União (DOU), edital de Concorrência Pública para a reforma e restauração da sede do órgão, localizado na Rua São Amaro, no bairro da Glória, na capital carioca.
O Edital prevê a elaboração de projeto arquitetônico, elétrico e hidrossanitário, além de construção de sistema de proteção contra incêndios e descargas elétricas. A obra está estimada em R$ 5.174.139,12. O prédio tem três andares e ocupa uma área de 3.308 metros quadrados.
Importância histórica
O prédio da Rua Santo Amaro foi construído em 1870. Em 1900, o empresário italiano Pascoal Segreto comprou o imóvel para o funcionamento de um teatro. Em 1909, Segreto promoveu um baile de carnaval no local. Em seguida, o edifício recebeu o nome de High Life, ficando conhecido como o mais tradicional clube carnavalesco do Rio de Janeiro até os anos 40 do século passado.
Com a decadência do High Life o prédio foi alugado ao Serviço Social Rural (SSR) em 1957. Em seguida, vários órgãos ligados à questão agrária funcionaram no edifício até 1985. Naquele ano, o imóvel foi desativado em função de abalos sentidos em sua estrutura.
Após reforma, a sede do Incra no Rio de Janeiro voltou a funcionar em 1999 na Rua Santo Amaro, 28. Devido a novos problemas a sede da autarquia novamente foi transferida para a Rua da Conceição, 69, no centro do Rio de Janeiro.
O prédio da Rua Santo Amaro foi tombado em 2000, por meio de um Decreto do município do Rio de Janeiro.
Fonte:
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















