Cidadania e Justiça
"Responsabilidade é de todos", diz ministra sobre combate à exploração sexual infantil
Campanha
A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), lançou nesta terça-feira (18), em Salvador (BA), a Campanha Nacional pelo Fim da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Rosário destacou a importância de todos os foliões estarem atentos.
"A responsabilidade no cuidado com crianças e adolescentes diz respeito a todos nós", disse ela, que destacou a recente equipagem de conselhos tutelares e pediu apoio a todos os blocos que organizam o carnaval em todo o País. "Dessa forma, vamos potencializando as nossas ações".
Participaram da cerimônia o ministro do Turismo, Gastão Vieira, o governador do estado, Jaques Wagner, a vice-prefeita da capital, Célia Sacramento, e o desembargador Salomão Resedá, representando o Poder Judiciário.
Segundo Gastão Vieira, é fundamental que a campanha alcance os turistas que viajam pelo país. "Se os 30 milhões de brasileiros que viajam todos os anos forem sensibilizados, seremos vitoriosos", afirmou.
Para o governador da Bahia, Jaques Wagner, este será um carnaval de avanço na área dos direitos humanos. "O trabalho mais importante nessa área não é o repressivo, e sim o preventivo. De conscientização", afirmou ele, que citou a erotização excessiva nos meios de comunicação. "Não estou falando de censura, mas de como a sociedade é informada. Às vezes estamos falando aqui que não pode e na televisão tá estimulando a fazer", criticou.
O chefe de gabinete da SDH/PR, Bruno Monteiro, fez a apresentação dos materiais e explicou que o objetivo é que a campanha seja permanente. "A campanha desse ano segue a linha criativa do ano passado, agora com os macaquinhos fantasiados para as grandes festas, como Carnaval, Parintins e Barretos", disse.
O slogan da campanha, "Fique de Olho, denuncie!", circula em materiais impressos que serão distribuídos nas capitais carnavalescas, nos aeroportos e rodoviárias do País. O objetivo é conscientizar a população para a importância de denunciar a violência contra crianças e adolescentes aos conselhos tutelares ou ao Disque Direitos Humanos - Disque 100.
Também participaram do lançamento da campanha em Salvador a secretária nacional de Promoção dos Direitos da Crianças e do Adolescente, Angélica Goulart; o secretário Estadual de Desenvolvimento e Combate à Pobreza, César Lisboa; e a representante do Comitê Local de Proteção Integral à Criança e do Adolescente e coordenadora do Unicef Bahia, Helena Oliveira.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















