Cidadania e Justiça
Desempenho de beneficiários do Bolsa Família é tema do ‘Sexta com Debate’
Alunos
O coordenador-geral de Apoio à Integração de Ações do Departamento de Condicionalidades do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Flávio Cireno Fernandes, falou sobre os resultados da condicionalidade de educação do Bolsa Família no Sexta com Debate, promovido nesta sexta-feira (28).
Flávio Cireno cruzou a base de dados do Censo Escolar, produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o cadastro dos alunos beneficiários do Bolsa Família. “A comparação foi importante, pois conseguimos unir todo o universo escolar e comparar os alunos do Bolsa com aqueles que não são. Podemos verificar que os estudantes beneficiários abandonam menos o ano letivo e, em alguns casos, apresentam maior aprovação do que a média dos alunos não beneficiários”, disse.
O coordenador acrescentou que o MDS realiza, em conjunto com o Ministério da Educação (MEC), a gestão do acompanhamento das condicionalidades de educação desde 2006, e que hoje são 17 milhões de alunos monitorados. “O Bolsa Família ajuda a desarmar a armadilha da pobreza na educação. Por meio da condicionalidade, as famílias são incentivadas a manter os filhos na escola, fazendo com que essas crianças e jovens aumentem o seu capital humano, o que ajuda a quebrar o ciclo intergeracional da pobreza”, concluiu.
Organizado pelo MDS, o Sexta com Debate promove apresentações feitas por especialistas do próprio ministério e de outras instituições sobre temas de interesse para as políticas sociais. A próxima edição está marcada para o dia 11 de abril e terá como convidado o servidor da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Armando Amorim Simões. As apresentações ocorrem quinzenalmente, sempre às sextas-feiras, com duração de 1h30.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















