Cidadania e Justiça
Iniciativas do Brasil Sem Miséria são premiadas
Premiação
Duas iniciativas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) foram premiadas, nessa terça-feira (8), durante o 18º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O Monitoramento do Brasil Sem Miséria e dos Programas Sociais do MDS conquistou o 3º lugar e, o Plano Brasil Sem Miséria, o 4º lugar.
Para a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, a premiação mostra que “o País não só está superando a miséria, mas inovando na forma de executar o serviço público”. “A importância é enorme porque estamos sendo premiados em duas práticas que são referência. Uma delas é o Brasil Sem Miséria, coordenado pelo MDS, mas que é uma ação de todo o governo. Esse é um esforço de gestão e é inovador. A outra é fazer monitoramento, quer dizer, estamos avaliando o tempo todo para garantir que nossas metas sejam alcançadas.”
Segundo o secretário nacional de Avaliação e Gestão da Informação do MDS, Paulo Jannuzzi, o Prêmio Inovação da Enap é fundamental para que se tenha o registro e a memória institucional das ações. “Com políticas públicas cada vez mais complexas e dado o volume de recursos investidos, é cada vez mais importante levantar e disseminar informação para orientar a gestão. O prêmio serve para mostrar para a sociedade brasileira que arranjos institucionais de fato estão fazendo a diferença na produção dessas políticas e nos seus resultados na ponta.”
A secretária adjunta para Superação da Extrema Pobreza do MDS, Patrícia Costa, destacou que a extrema pobreza deve ser vista como um fenômeno multidimensional. “O Brasil Sem Miséria coordena os esforços de 22 ministérios. O monitoramento das ações do plano no dia a dia é feito em salas de situação temática, onde resolvemos os problemas de um ponto de vista horizontal. Portanto, não há uma questão de hierarquia e de imposição de solução para os parceiros. Usamos instrumentos desburocratizados, como transferência fundo a fundo, que facilitam a atuação dos estados e municípios, nossos grandes parceiros no plano.”
Fonte:
MDS
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















