Cidadania e Justiça
Monitoramento realizado pelo MDS é destaque em prêmio sobre gestão pública
Monitoramento
Gestores das três esferas de governo têm hoje à disposição plataformas tecnológicas que reúnem uma grande gama de indicadores intersetoriais e multitemáticos, que auxiliam o processo de planejamento e tomada de decisão. A chamada Estratégia de Monitoramento Analítico do Plano Brasil Sem Miséria e Programas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) é uma das 10 práticas premiadas no 18º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal.
A cerimônia que indicou a classificação de cada iniciativa foi realizada nesta terça-feira (8), em Brasília, e teve a presença da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. O concurso promovido pela Enap tem o objetivo de estimular a adoção de iniciativas inovadoras de gestão em organizações do governo federal, disseminá-las e valorizar servidores públicos que atuam de forma criativa.
O monitoramento permite ao MDS conhecer as atividades de outros ministérios parceiros e saber a operação dos programas sociais. São 1,7 mil indicadores, gerados a partir de cruzamento e seleção de registros de dezenas de sistemas administrativos e de pesquisa do governo federal, como Censos, Cadastro Único, pesquisas sazonais do IBGE e registros de programas realizados pelo MDS e por outros ministérios. A atualização é feita a cada três meses.
“A iniciativa dos indicadores de monitoramento gera informações de maneira simples que possam ser acessadas tanto pela ministra, como pelos técnicos e gestores municipais”, explica o secretário nacional de Avaliação e Gestão da Informação do MDS, Paulo Jannuzzi. Segundo o secretário, a estratégia representa um esforço de busca e organização de informações em outros ministérios que possam facilmente identificadas e disponibilizadas em portal de internet e relatórios.
Uma das plataformas é o portal Data Social, que traz dados e indicadores para elaboração de diagnósticos atualizados e para monitoramento das políticas e programas do MDS, além de informações de contexto social, demográfico e econômico de municípios, estados, regiões e Brasil. Além dos indicadores, a aplicação disponibiliza boletins municipais temáticos personalizados, com conteúdos analíticos textuais e gráficos, com informações do Mercado de Trabalho, da Pobreza segundo Censo 2010 etc.
A outra plataforma é o Painel de Indicadores de Monitoramento do Plano Brasil Sem Miséria, com acompanhamento gerencial e analítico das ações do plano em nível nacional, regional, estadual e municipal. O acesso ao sistema é restrito aos gestores, que podem montar relatórios e painéis dos resultados de cada um dos programas e ações do Plano, específicos para sua localidade.
Outras duas ferramentas importantes que foram lançadas no ano passado são os relatórios personalizados Brasil Sem Miséria no seu Estado e Brasil Sem Miséria no seu Município. São informações contextualizadas, que permitem ao gestor local um entendimento rápido das ações que ele precisa realizar para que o país supere de vez a extrema pobreza.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















