Cidadania e Justiça
Trabalhadores rurais discutem plano de assentamento
Assentamentos
Famílias rurais no Alto Sertão estão sendo assistidas pelos técnicos da Central das Associações do Alto Sertão Paraibano (Caaasp), entidade contratada pelo Incra/PB para prestar assistência técnica ao assentamento, e da Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos de Reforma Agrária da Paraíba (Cooptera), empresa responsável pela elaboração do PDA.
O engenheiro agrônomo da Caaasp, Anderson Barbosa, disse que o PDA do Assentamento Frei Dimas está sendo elaborado de forma participativa com as famílias assentadas e é fundamental para orientar o desenvolvimento econômico do assentamento, localizado no Alto Sertão paraibano. Criado em 2012, o assentamento conta, desde o início de 2014, com a assistência técnica continuada da Caaasp, que assiste outros 30 assentamentos da região.
Diagnóstico da realidade
De acordo com Barbosa, que está acompanhando as discussões finais do PDA no assentamento, o Plano contém um diagnóstico da realidade local e apresenta propostas viáveis para o desenvolvimento de Frei Dimas através do acesso às políticas públicas do Incra e de instituições parceiras. Além disso, o PDA, que está sendo construído em conjunto com a Cooptera, relaciona as ações necessárias à recuperação e à preservação do meio ambiente, ao desenvolvimento econômico e social das famílias e à implantação e recuperação de infraestrutura básica.
"O objetivo deste trabalho foi compreender, junto com as famílias assentadas, as realidades em que estão inseridas e construir, a partir de suas expectativas, um plano de desenvolvimento legítimo, participativo e ao mesmo tempo sustentável para o Assentamento Frei Dimas", afirmou o engenheiro, acrescentando que, após a conclusão do Plano, será feita a demarcação dos lotes das 27 famílias assentadas e a liberação de linhas de crédito.
A definição dos lotes da agrovila do assentamento exigiu o trabalho conjunto de Barbosa, do técnico em agropecuária da Caaasp, Manoel Gomes da Silva e do engenheiro agrônomo da Cooptera, Amissom Santana, que também discutiram com os assentados a situação dos recursos hídricos e do meio ambiente, bem como das atividades sociais e produtivas de Frei Dimas.
Para a presidente da Associação, Luana Galdino, o sonho de conquistar uma vida melhor para as quase 30 famílias do assentamento está se tornando realidade. "Estamos ansiosos aguardando a divisão dos lotes e o acesso aos programas governamentais", disse a assentada.
O programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) presta assessoria técnica, social e ambiental para as famílias assentadas pela reforma agrária. Na Paraíba, são beneficiadas, de forma integral e continuada, 11.132 famílias assentadas em 236 assentamentos de todas as regiões do estado, que recebem assessoria nos aspectos econômicos, sociais e ambientais, de modo a aperfeiçoar os processos de gestão dos lotes, produção, beneficiamento e comercialização, e de orientar as famílias em questões ligadas à saúde, à educação, à igualdade de gêneros e à juventude.
Fonte:
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















