Cidadania e Justiça
Anuário da Advocacia Pública é lançado em Porto Alegre
Seminário
Começou nesta terça-feira (13), e vai até quarta-feira (14), no Rio Grande do Sul, o V Seminário Regional sobre Advocacia Pública Federal da 4ª Região. A abertura foi realizada em Porto Alegre (RS) no auditório da Escola da Advocacia-Geral da União (EAGU) e reuniu representantes da AGU no estado. Durante o evento também foi lançado o Anuário da Advocacia Pública 2014, publicação que faz um raio-x completo do trabalho de advogados e procuradores.
A abertura do evento contou com representantes das regionais das Procuradorias da União, Federal, Corregedoria-Geral, Consultoria-Geral, do Banco Central, e da Fazenda Nacional, além de representante da Revista Consultoria Jurídica. Representando o Advogado-Geral da União, Luís Inácio Adams, esteve presente a Adjunta do ministro, Rosangela Silveira, que destacou o crescimento da advocacia pública e "a missão de administrar e gerenciar as demandas judiciais, primando por um trabalho mais eficiente".
Segundo a Diretora da Escola da AGU, Juliana Sahione, o seminário faz parte do crescimento da Instituição. "A gente ainda precisa caminhar muito para construir uma AGU dedicada ao interesse publico. As reflexões aqui sobre a advocacia pública permitem que essa capacitação seja parte do que nos queremos para a AGU".
O seminário discute temas relacionados ao trabalho desenvolvido pelos membros da AGU, apresentação de mecanismos essenciais para a melhoria da gestão institucional, além de temas processuais relevantes, como licitações e contratos, combate à corrupção e defesa do patrimônio público.
Este ano, os participantes contarão, por exemplo, com palestra especial sobre as condutas vedadas em ano de eleição. Liderança eficaz e a separação de Poderes também fazem parte da programação.
Juliana Sahione destacou, ainda, que a capacitação permite a discussão de assuntos relevantes para cada região. "Os seminários regionais não só estão entre os mais importantes eventos de capacitação interna da Instituição, como certamente é o mais democrático, pois permite o debate interno a partir das peculiaridades, dificuldades e desafios de cada região, bem como conta com a participação dos mais diversos níveis hierárquicos".
O Seminário é realizado anualmente em todas as cinco regiões judiciais do País, onde são selecionados os assuntos mais importantes e pertinentes aos advogados, procuradores e servidores de cada localidade em relação à Advocacia Pública.
O encontro é destinado a advogados da união, procuradores federais, procuradores da Fazenda Nacional, procuradores do Banco Central e servidores administrativos da Advocacia-Geral.
Fonte:
Advocacia-Geral da União
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















