Cidadania e Justiça
Comissão discute demandas da juventude rural com SNJ
Juventude
Secretários e secretárias de Jovens Rurais das Federações dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag), membros da Comissão Nacional de Negociação do 20º Grito da Terra Brasil, coordenados pela secretária de Jovens Rurais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Mazé Morais, foram recebidos pela secretária nacional de juventude, Severine Macedo, na manhã do terceiro dia de negociações do 20º Grito da Terra Brasil (GTB) com os Ministérios e Secretarias do governo federal.
Dos seis pontos da pauta referentes à juventude rural, três dialogam diretamente com a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ). O ponto central dentre eles é a elaboração do Plano de Sucessão Rural. Abordado também na pauta da última edição do GTB, este plano trata do acesso a terra, organização produtiva, geração de renda, saúde, educação e lazer para os jovens do campo.
Outra abordagem feita pela Comissão foi o apoio da SNJ para a realização do 3º Festival Nacional da Juventude Rural, em 2015, que nessa edição pretende expandir a atividade para participação de jovens rurais de outros países da América Latina, focando em um diálogo mais globalizado sobre a realidade e as necessidades desses jovens no Brasil e no mundo.
O terceiro ponto deste diálogo foi a implementação, ainda este ano, do Programa de Formação e Organização Produtiva da Juventude, com foco em produção agroecológica. Os demais que serão tratados com outros ministérios são voltados para jovens assalariados, focado principalmente nos que são resgatados do trabalho escravo, e assentados, para educação a distância.
"Diante de resultados positivos dessa negociação, a juventude vai se sentir mais empolgada, pois faltam incentivos. Esse ano está sendo estratégico, pois além de ser um ano eleitoral, o Movimento Sindical dos Trabalhadores Rurais (MSTTR) está mobilizando milhares de jovens rurais em todo o Brasil através dos Festivais Regionais”, afirmou Mazé Morais na audiência.
Em seu posicionamento, Severine reafirmou as políticas para a juventude que estão sendo trabalhadas na Secretaria, e ressaltou que segue trabalhando por outras conquistas junto aos outros ministério. “Estamos fazendo com os ministérios o papel de sensibilização para a pauta da juventude rural e pactuando ações importantes que serão lançadas ainda este ano”, disse.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















