Cidadania e Justiça
Copa do Mundo: Comissões estaduais detalham esquema de segurança
Grandes eventos
Os estados-sede detalharam à Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ) seus planos táticos para garantir a segurança durante a Copa do Mundo de 2014. Segundo o balanço feito durante a reunião das Comissões Estaduais de Segurança para Grandes Eventos (Coesges), na última semana, em Porto Alegre, já está tudo pronto para a Copa do Mundo.
O Centro de Cooperação Policial Internacional, a Portaria 88/2014 que regulamenta o Sistema Integrado de Comando e Controle, o Módulo Projeto Sistema Integrador e os aprendizados trazidos pela realização de exercícios simulados foram alguns dos assuntos tratados no evento.
“Estamos plenamente confiantes que estamos no caminho certo. Nós, da segurança, já estamos prontos para a Copa do Mundo”, afirmou o gerente-geral de Segurança do Comitê Organizador Local, Hilário Medeiros.
O funcionamento pleno do Sistema Integrador foi destacado pelos participantes como um dos legados na segurança deixados pelo evento. “Estamos prestes a inaugurar um grande avanço tecnológico”, ressaltou o secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Airton Michels.
De acordo com o diretor de Operações da Sesge, Cristiano Barbosa Sampaio, esse projeto de integração é arrojado e corajoso, fruto de muitos estudos, baseado nos conceitos mais modernos de outros países. “É o que a Sesge vai deixar de melhor para a segurança pública do país”, disse.
Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC)
O SICC é um sistema que compreende um conjunto de Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) e Plataformas de Observação Elevada (POE), que será utilizado nas ações de segurança para Grandes Eventos a serem sediados pelo Brasil. A ação inclui equipes de alto desempenho, modelo lógico, ferramentas de inteligência e sistemas tecnológicos de última geração, capazes de prover uma imagem fiel e em tempo real do panorama global, eventos associados e recursos envolvidos.
Entende-se por segurança para Grandes Eventos a combinação dos conceitos e formas de atuação das instituições no nível federal, estadual e municipal de segurança pública, defesa social, defesa civil, ordenamento urbano e outras atividades desenvolvidas por instituições que tenha impacto direto ou indireto na realização do evento de forma pacífica e segura.
Fonte:
Ministério da Justiça
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















