Cidadania e Justiça
Evento debate equidade de gênero e energias renováveis
Igualdade de gênero
A cidade de Foz do Iguaçu vai receber um encontro inédito na América Latina para discutir a interface da igualdade de gênero com as energias renováveis e a mobilidade elétrica, na perspectiva do desenvolvimento econômico para o empoderamento da mulher.
Promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e a ONU Mulheres no Brasil, em parceria com a Itaipu Binacional, o encontro pretende compartilhar uma visão comum sobre a situação das desigualdades de gênero no acesso e uso da energia renovável na região e debater os desafios das políticas de igualdade de gênero nas empresas energéticas
O encontro começa nesta quarta-feira (28), às 9h, no auditório Cesar Lattes, no Parque Tecnológico Itaipu, e prossegue na quinta-feira (29), com palestras, debates e visitas técnicas aos projetos da Itaipu Binacional.
Representantes do setor energético e especialistas em igualdade de gênero se reunirão para propor e definir políticas e ações comuns para estimular nas empresas a contribuição da perspectiva de gênero na produção, uso e no consumo de energia renovável e no desenvolvimento da mobilidade elétrica.
Cerca de 50 convidados de empresas do setor energético e especialistas do Brasil e de outros seis países latino-americanos – Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Paraguai e Uruguai – devem participar das discussões.
Itaipu é pioneira em ações dos três temas que são pilares do encontro. A empresa foi a primeira do setor elétrico no Brasil a adotar práticas de equidade de gênero e também é pioneira em programas de mobilidade elétrica e de energias renováveis.
Fórum Mundial
A proposta para a realização do encontro em Foz do Iguaçu sobre mobilidade elétrica, energias renováveis e equidade de gênero começou a ser construída durante o Fórum Mundial de Desenvolvimento Global, em reunião de diretores e lideranças da Itaipu com a diretora do Pnud, Rebecca Grispann.
A proposta foi construída com lideranças em equidade de gênero do Pnud, ONU Mulher, a Secretaria de Política para as Mulheres e Itaipu Binacional, que estavam presentes no fórum. A expectativa é que, nesse encontro, sejam definidas diretrizes e ações para o empoderamento das mulheres com foco nas energias renováveis e mobilidade elétrica, que possam ser adotadas pelas empresas.
As propostas também serão apresentadas no próximo Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, que será realizado em Turim, na Itália, em outubro de 2015.
Fonte:
Secretaria de Políticas para as Mulheres
Itaipu Binacional
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















