Cidadania e Justiça
Marabá (PA) realiza adesão voluntária ao Juventude Viva
Combate à violência
A Prefeitura de Marabá (PA) realiza, nesta sexta (16) e sábado (17), a adesão voluntária ao Plano Juventude Viva. A adesão ao plano será assinada pelo prefeito, João Salame, e pela coordenadora nacional do Juventude Viva pela Secretaria Nacional de Juventude, Fernanda Papa.
Apresentações culturais, com jovens da localidade, como quadrilha de roça, hip hop, capoeira, grupos indígena, entre outros estão previstas. Todas as atividades ocorrem na Casa da Juventude que pretende ser um ponto de referencia para a juventude em Marabá.
De acordo com Dirceu Ten Caten Peis, 24 anos, coordenador-geral da Cajum, o município de Marabá, situado distante da capital Belém, está entre os mais violentos, de acordo com o Mapa da Violência. “Temos uma carência de políticas públicas em nosso município, faltam investimentos para a área de juventude, além de informação para os jovens. Os movimentos culturais de juventude aqui são fortes, desde folclóricos, indígenas, hip-hop, grafite, e estamos com muita vontade de acessar aos programas que o Plano Juventude Viva poderá nos proporcionar”, diz.
Sob a coordenação da Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, o Juventude Viva é uma iniciativa do governo federal para reduzir a vulnerabilidade dos jovens, em especial da juventude negra, às situações de violência, em uma ação articulada com vários Ministérios e parceria com os governos estaduais e municipais.
O Plano foi lançado inicialmente em Alagoas, em 2012, estendendo-se, ao Distrito Federal e Região Metropolitana, aos estados da Paraíba, Bahia e recentemente no Espírito Santo, e à capital de São Paulo. Além das adesões pactuadas, por meio de convênio com o governo federal, mais de 180 municípios já solicitaram a adesão voluntária, que pode ser feita por qualquer prefeitura, sem recursos federais, desde que o poder público local esteja comprometido com a agenda de enfrentamento à violência contra a juventude negra.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















