Cidadania e Justiça
Ministra anuncia 700 vagas para pessoas com deficiência
Direitos humanos
Durante cerimônia de inauguração de nova Central de Interpretação de Libras em Salvador (BA), a minista Ideli Salvatti, da Secretaria de Direitos Humanos, oficializou a criação de 700 vagas formais de emprego na capital baiana para pessoas com deficiência.
"A presidenta Dilma me pediu para dar um abraço em cada um de vocês pelo que a Bahia realizou no ano passado na primeira ação inclusiva específica para empregabilidade das pessoas com deficiência, quando 275 pessoas saíram empregadas. Que este ano saiam muito mais", disse a ministra..
Ressaltando a importância do trabalho não apenas como um direito em si, mas como instrumento da realização de outros direitos humanos, Ideli Salvatti destacou os avanços registrados pelo mercado de trabalho brasileiro nos últimos anos. "Mesmo com a crise mundial o Brasil mantém pleno emprego”, celebrou Ideli. “E mantém para todos."
A Central de Interpretação de Libras vai atender a população das pessoas surdas que, mediante agendamento, poderão acessar serviços públicos a partir do traslado da unidade até a instituição/órgão de seu interesse com um intérprete da Língua Brasileira de Sinais.
A criação das CIL é uma política implementada pela secretaria em parceria com estados e municípios. Em Salvador, vai funcionar inicialmente com três intérpretes e estará disponível para cerca de 171 mil pessoas surdas que moram na capital baiana, segundo Censo do IBGE. O governo federal contou com a parceria do Governo da Bahia para a primeira central do estado.
Dia "D"
A iniciativa integra o Dia "D" da Acessibilidade, que acontece em 13 estados e 61 municípios simultaneamente. A ação inclusiva é realizada em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, e integra as ações do eixo Inclusão do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















