Cidadania e Justiça
Reunião debate defesa dos direitos na zona rural
Proteção
Nesta segunda-feira (19), a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Ideli Salvatti, reuniu-se com comissão de 15 representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), em Brasília. O encontro abordou diversos temas importantes para os trabalhadores do campo, como a consolidação da educação infantil, o aprimoramento de estatísticas e a defesa dos direitos da pessoa idosa residente em zonas rurais.
A ministra enfatizou no encontro a importância do Disque 100 e da Ouvidoria Nacional de Direitos Humano na promoção dos direitos dos trabalhadores do campo. “São temas que envolvem numerosos ministérios, mas a SDH/PR articula uma ação cada vez mais coordenada e incisiva para abordá-los”, ressaltou Ideli, enfatizando ainda o impacto dessa medida sobre a realidade da população. “Só se muda o perfil e a lógica social de um país quando investimos de forma consistente nas políticas públicas”, afirmou.
No encontro, um dos temas de destaque foi a vulnerabilidade de pessoas idosas do campo à exploração financeira. “Temos muitas conquistas no campo, mas os aposentados continuam vulneráveis”, disse no encontro o secretário de políticas sociais da Contag, José Wilson de Sousa Gonçalves, referindo-se à disseminação da prática de empréstimos consignados.
Em atenção à questão, a ministra revelou que o tema será levado a Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI), que irá analisar a possibilidade de lançar uma campanha de conscientização sobre os perigos do endividamento.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















