Cidadania e Justiça
Ação em aeroportos busca sensibilizar turistas contra exploração sexual
Copa do Mundo
Às vésperas da Copa do Mundo, a campanha internacional Não Desvie o Olhar promoverá uma ação nacional nos aeroportos para sensibilizar turistas brasileiros e estrangeiros contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. A mobilização ocorrerá nesta terça-feira (10), nas cidades-sede da Copa do Mundo, em horários variados. A iniciativa é do Conselho Nacional do SESI e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
Tendo em vista que o fenômeno da exploração sexual infanto-juvenil tem potencial de se intensificar durante grandes eventos esportivos, a proposta da campanha internacional – coordenada pela rede ECPAT (End Child Prostitution And Trafficking) em 16 países – é que todos estejam bem atentos e não fechem os olhos para o problema.
As mobilizações ocorrerão no saguão dos aeroportos, onde serão distribuídos panfletos e tabelas da copa com o slogan da campanha e a mensagem de que a exploração sexual deve ser denunciada pelo Disque 100. A campanha incentivará os cidadãos a denunciarem o crime, ligando para o Disque 100. “Queremos aumentar a intolerância por esse crime e reforçar a importância da denúncia”, afirma o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli.
No Brasil, a campanha Não Desvie o Olhar é realizada nas 12 sedes da Copa, e conta com a parceria do governo federal, de governos estaduais, prefeituras, iniciativa privada, veículos de comunicação, artistas, atores públicos e sociedade civil.
Desde seu lançamento, a campanha conta com um grande time de apoiadores: os jogadores Kaká, Juninho Pernambucano, a atriz Taís Araújo e o comentarista Arnaldo Cézar Coelho. Nos últimos dias, outros nomes do meio artístico estão se manifestando nas redes sociais, entre eles, Sandra de Sá, Carlinhos de Jesus, Beth Gourlat e Eri Johnson.
Nos próximos dias, as ações serão intensificadas em aeronaves, aeroportos e hotéis, passando por táxis, bares e restaurantes, os percursos mais percorridos pelos turistas, nacionais e internacionais.
Além do Brasil, a campanha também será veiculada em 16 países da Europa, com aporte de recursos da União Europeia (UE): França, Holanda, Alemanha, Polônia, Luxemburgo, Suíça, Bulgária, Bélgica, Ucrânia, Espanha, Romênia, República Tcheca, Reino Unido, Estônia, Itália e Áustria.
Disque 100
O Disque 100 é um serviço de utilidade pública da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República(SDH/PR), vinculado a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, destinado a receber demandas relativas a violações de Direitos Humanos, em especial as que atingem populações com vulnerabilidade acrescida, como: Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas, Pessoas com Deficiência, LGBT, Pessoas em Situação de Rua e Outros, como quilombolas, ciganos, índios, pessoas em privação de liberdade.
O serviço inclui ainda a disseminação de informações sobre direitos humanos e orientações acerca de ações, programas, campanhas e de serviços de atendimento, proteção, defesa e responsabilização em Direitos Humanos disponíveis no âmbito Federal, Estadual e Municipal.
O chamado Disque Direitos Humanos – Disque 100 funciona diariamente, 24 horas, por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100. As denúncias podem ser anônimas, e o sigilo das informações é garantido, quando solicitado pelo demandante.
Confira os aeroportos e horários das ações:
São Paulo (SP)
Aeroporto Internacional de Congonhas
Das 10h às 12h.
Curitiba (PR)
Aeroporto Internacional Afonso Pena
Das 13h às 17 horas
Salvador (BA)
A ação acontece em alguns pontos turísticos da cidade: centro histórico, Farol da Barra, Pelourinho, Rio Vermelho, Porto da Barra, Mercado Modelo, Elevador Lacerda.
Fortaleza (CE)
Aeroporto Internacional Pinto Martins
Das 14h às 17h
Recife (PE)
Aeroporto Internacional do Recife – Guararapes/ Gilberto Freire
Ainda estão articulando.
Belo Horizonte (MG)
Aeroporto Internacional de Confins
Aeroporto de Montes Claros
Ambos das 13h às 17 horas
Rio de Janeiro (RJ)
Aeroporto Internacional Tom Jobim
Das 10h às 13h
Brasília (DF)
Aeroporto Internacional de Brasília - Presidente Juscelino Kubitschek
Horário a definir –
Porto Alegre (RS)
Aeroporto Internacional Salgado Filho
Às 9h
Manaus
Aeroporto Internacional Eduardo Gomes
Das 8h às 12h
Natal
Aeroporto Internacional Augusto Severo
Dia 11, das 10h às13h.
Outras informações
www.naodesvieoolhar.fnp.com.br
www.facebook.com/naodesvieoolhar
Fonte:
Portal da Copa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















