Cidadania e Justiça
Cantor Lenine encanta-se em visita a assentamento de Goiás
Projeto
Interesse, simpatia e simplicidade. Essas três palavras resumem bem a passagem de Lenine pelo assentamento Vitória, localizado na cidade de Goianésia, distante 170 quilômetros de Goiânia, na região central do estado. O cantor e compositor pernambucano foi ao assentamento conhecer o projeto Verde Vida, de desenvolvimento sustentável e educação ambiental.
O projeto, fruto da parceria entre a Associação de Moradores do Assentamento e a Organização Não Governamental (ONG) Gente do Cerrado, é financiado pela Petrobras. Lenine percorreu as parcelas 60, 53, 26, 25, 19 e 15 para conhecer a experiência dos assentados com os Sistemas Agrossilvipastoril e Agroflorestal, que, em síntese, significa uso e manejo simultâneo de recursos naturais em associação com cultivos agrícolas e/ou animais de forma compatível, e com o modelo de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), que é um sistema de horta em forma de anéis (circular). Nesta mandala, são plantadas várias culturas diferentes, integrado com a criação de pequenos animais (pato, galinha, etc) e com um quintal de frutíferas.
O cantor visitou o Banco de Sementes “Casa Branca”, instalado numa construção colonial que os moradores acreditam ser centenária, e um viveiro de preparação de orquídeas para reintrodução no habitat natural. Neste momento, conversou com crianças e jovens que participam do projeto, como monitores mirins. Também foi ver de perto o cercamento das áreas de nascente e de Preservação Permanente e Reserva Legal. Na parcela 60, tocada pelo casal Natal e Márcia, Lenine finalizou a construção de um canteiro bio-séptico, plantando uma das bananeiras que compõe este sistema ecológico de tratamento de esgoto (círculo da bananeira). Em todos os ambientes, manteve-se interessado e atento às explicações dos técnicos do projeto Verde Vida. Muito à vontade com as pessoas do local, não se furtou em fazer brincadeiras, tirar fotos e autografar caderninhos.
Lenine acredita que as mudanças começam num universo menor (micro) e caminham para o macro, sempre passando pelo foco da educação. “Aqui - falou referindo-se ao assentamento - é muito especial porque a gente vê que as pessoas tomaram posse e fazem isso gerar. Essa ocupação da terra é muito bonita!”, afirmou. No Vitória, 57 das 61 famílias de trabalhadores rurais que moram no local participam ativamente da implantação das melhorias advindas com o projeto Verde Vida, que mescla atividades teóricas e práticas de desenvolvimento sustentável e educação ambiental.
Refresco
Antes do almoço, realizado na parcela 19, onde fica o Balneário Santa Família, recanto de lazer existente no assentamento, ele e toda sua equipe de Produção não se intimidaram e entraram nas águas cristalinas e geladas do Ribeirão Santa Família.
A última visita foi na parcela 15, onde embrenhou-se no Cerrado para regozijar-se com várias espécies de orquídeas. Lenine define-se com “orquidoido” e de longe sabe reconhecer e diferenciar tipos destas flores. Ele ficou encantado com a riqueza vegetal e preservação do espaço encontrado no assentamento Vitória.
Funcionamento do Verde Vida
Ao longo de dois anos, a Petrobras repassará cerca de R$ 3,5 milhões para financiar o projeto Vida Verde no assentamento Vitória. Por meio do Petrobras Ambiental, a Associação Gente do Cerrado já desenvolveu ações similares nos assentamentos Poções (Rialma); Oriente (Nova Glória); Nova Aurora (Santa Isabel) e Presente de Deus (Goianésia). Além dos benefícios para a natureza, o projeto entregou uma patrulha agrícola, composta por trator, grade, carreta, niveladora e perfuradora de solo, etc, para os assentados.
Visita a projetos socioambientais
Lenine realizou uma turnê por 12 projetos socioambientais pelo Brasil. A última parada foi em Goianésia, no projeto Verde Vida. A intenção é estar próximo das comunidades, gestores, técnicos e, claro, para fazer o que mais gosta: música. "A arte é um instrumento de aproximação poderoso por uma sociedade mais justa, gosto de acreditar que a minha música vai além do que meramente canto", explica o cantor, que também é botânico autodidata, colecionador de orquídeas e apoiador engajado de grupos de preservação ambiental.
Os “Encontros Socioambientais com Lenine” percorreram as 5 regiões do País e passaram pelo projeto “Floresta Sustentável”, na Praia do Forte, e “Orquestra Jovem”, ambos na Bahia, “Tecendo uma Rede de Cidadania” (MG), “Centro de Referência de Esporte Educacional” (RS), “Mantas do Brasil” (SP), “Pé de Pincha” e “Bois Vermelho e Azul” (AM), “Pesca Solidária” (CE), “Meros” (ES), “Bichos do Pantanal” (MT), “Caranguejo Uça” e “Projeto Diferentes Talentos” (RJ) e “Comunidade Produção e Renda” (MA). Toda essa extensa agenda conta com a parceria e o patrocínio da Petrobras, através do Programa Socioambiental.
Em cada local, são dois dias de ações. No primeiro dia, o cantor visita o projeto anfitrião, conhece a história dos vários projetos da região, assim como seus representantes e parceiros locais. O encerramento se deu com um show gratuito, onde Lenine revisita seu repertório para mostrá-lo ao público de uma maneira intimista, no formato voz e violão.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















