Cidadania e Justiça
Governo busca definir indicadores de monitoramento da saúde da mulher
Saúde
Novos indicadores de monitoramento da saúde da mulher estão sendo definidos pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) e o Ministério da Saúde, em parceria com os Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs). Com o objetivo de finalizar o sistema de acompanhamento da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Pnaism) , técnicos dos órgãos realizam uma oficina, em Brasília, entre os dias 10 e 11 de junho.
A ideia é promover ações integradas. “A desigualdade deve ser trabalhada de maneira integral”, pontuou a secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas da SPM, Vera Soares. Promover medidas complementares é um desafio dos articuladores de política pública.
A coordenadora de Saúde da SPM, Rurany Silva, ressalta que o objetivo do monitoramento é ter uma atenção de qualidade na saúde para todas as mulheres. Ao término da oficina, os indicadores para acompanhamento do Pnaism estarão validados.
A representante do Ministério da Saúde, Ana Cunha, disse que a partir da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento das Nações Unidas, ocorrida no Cairo (Egito) em 1994 foi possível dar um novo tom sobre direitos reprodutivos e a uma vida sexual da mulher. Ana Cunha defende que para a mulher exercer esses direitos, ela precisa ter acesso a serviços de saúde e informações.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















