Cidadania e Justiça
Ministério participa de encontro sobre comunidades tradicionais
Políticas Públicas
Cerca de 250 lideranças comunitárias e gestores se reuniram nessa segunda-feira (2), em Belém (PA) para o Encontro Regional de Povos e Comunidades Tradicionais. O objetivo do encontro é discutir políticas públicas para o segmento. Na ocasião, o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e presidente da Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT), Marcelo Cardona, apresentou as conquistas dos programas e ações do governo federal na região Norte. Ele também mostrou exemplos que traduzem o esforço em atender povos e comunidades tradicionais, como o Plano Safra, que, para o período 2014/2015, tem investimento recorde de R$ 24,1 bilhões.
"Se houver necessidade de ampliação desses recursos, isso será feito. O objetivo é possibilitar que todos os agricultores e os povos e comunidades tradicionais tenham acesso ao crédito e à assistência técnica de qualidade para que consigam produzir e se sustentar", afirmou o secretário.
Sobre o encontro em Belém, Cardona destacou que os espaços de debate são importantes para que os governos federal, estadual e municipal avancem e reconheçam a diversidade que existe em cada uma das representações. "Precisamos enxergar o que está faltando para que possamos implementar políticas públicas voltadas a este segmento. Esse conjunto de reflexões servirá para fazermos os ajustes necessários para avançarmos cada vez mais", disse.
Agenda
A representante da comunidade quilombola Monte Alegre do município de São Luís Gonzaga (MA), Maria de Jesus Ferreira, ressaltou a importância do debate para o avanço nas políticas públicas voltadas aos povos e comunidades tradicionais: "temos que nos unir para sairmos da invisibilidade. Acredito que no fim teremos um documento que atenda nossos povos". Maria de Jesus é do movimento interestadual das quebradeiras de coco de babaçu, que integra a CNPCT.
O evento prossegue até quinta-feira (5) e tem por objetivo avaliar e aprimorar a implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















