Cidadania e Justiça
Políticas públicas para mulheres ganham espaço no País
Prêmio
Há 11 anos o governo federal iniciou efetivamente a luta pela igualdade de gênero. Em 2003, no governo do então presidente Lula, foi criada a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR). O objetivo era promover a igualdade entre homens e mulheres e combater todas as formas de preconceito e discriminação herdadas de uma sociedade patriarcal e excludente.
Desde então, o governo, por meio da SPM, vem lutando para construir um País mais justo, igualitário e democrático, por meio da valorização da mulher e de sua inclusão no processo de desenvolvimento social, econômico, político e cultural.
As medidas adotadas, como o Prêmio Construindo Igualdade de Gênero, os programas Pró-Equidade de Gênero e Mulher, Viver sem Violência, o fortalecimento da Rede de Atendimento à Mulher – Ligue 180, entre outras, já surtem resultados e refletem em outras esferas governamentais.
Hoje, é possível encontrar secretarias da mulher em diversos estados brasileiros. Alguns exemplos são os estados de Pernambuco, Distrito Federal, Maranhão, Goiás, e municípios como Curitiba (PR), Caruaru (PE), Paraupebas (PA) e outros.
Edital
Outra medida em prol da ampliação do debate e das ações em torno do combate à violência de gênero no Brasil é o edital criado por uma das secretarias estaduais pioneiras no Brasil, a Secretaria da Mulher Pernambuco (SecMulher).
Com o objetivo fortalecer a produção de pesquisas nas dimensões de classe social, raça, etnia, geração e orientação sexual das mulheres em Pernambuco, a Secretaria da Mulher do estado lançou, em 2007, o Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero - Concurso de Redações e Artigos Científicos.
Atualmente em sua sétima edição, é dirigido aos estudantes de ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação, bem como professoras, professores do ensino médio e técnico.
A edição deste ano está com inscrições abertas até 4 de junho. São cinco modalidades: artigos científicos, relatos de experiência pedagógica, projetos de experiência pedagógica, redações e roteiro para documentário digital de curta metragem.
Serão distribuídos prêmios em dinheiro, que podem chegar a R$ 8 mil, auxílio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia para Participação de Pesquisador em Congresso ou Reuniões no País (ACP), prêmio de R$ 20 mil para o ganhador da categoria documentário, tablets e assinaturas da Revista Continente.
Acesse o edital completo.
Quem foi Naíde Teodósio?
Naíde Teodósio (1915-2005) foi uma médica que dedicou a vida na luta por uma sociedade justa e igualitária. No âmbito científico, suas pesquisas tiveram como foco a erradicação das desigualdades sociais, principalmente o combate à desnutrição.
A Dra. Naíde publicou mais de 50 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais e fundou o Laboratório de Fisiologia da Nutrição no Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco, hoje Laboratório Naíde Teodósio.
Fonte:
Portal Brasil
Secretaria da Mulher de Pernambuco
Fundação Joaquim Nabuco
Secretaria de Políticas para as Mulheres
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















