Cidadania e Justiça
Presídios do Ceará recebem scanner corporal
Segurança
Seis dos equipamentos foram financiados pelo governo federal, via Depen, com contrapartida do governo do estado
O Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen/MJ) e a Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus) apresentaram, nesta segunda-feira (9), os equipamentos de scanneres corporais que emitem feixes de raio-x e são capazes de fazer uma inspeção do corpo humano.
O uso dos scanneres corporais permitirá o aperfeiçoamento da segurança nas vistorias das unidades penitenciárias, respeitando a dignidade dos visitantes e acabado com as revistas íntimas, chamadas de "revistas vexatórias".
Serão sete aparelhos instalados nas grandes unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza. O investimento total foi de quase R$ 3 milhões. Seis dos equipamentos foram financiados pelo governo federal, via Depen, com contrapartida do governo do estado.
Os scaneres foram apresentados pelo diretor-geral do Depen, Renato De Vitto, e pela secretária estadual de Justiça do Ceará, Mariana Lobo, na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Jucá Neto (CPPL), em Itaitinga.
Experiência
Para combater a entrada de celulares, armas e drogas no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio, a Secretaria de Administração Penitenciária investiu no setor de tecnologia. Detectores de metais, aparelhos de Raios-X e sistemas avançados de filmagem são instrumentos fundamentais para manter sob vigilância os 14 mil presos que cumprem pena no local.
Com o uso do scanner corporal, equipamento responsável pelas maiores apreensões de objetos ilícitos, o número de visitantes flagrados em revistas quase triplicou em um pouco mais de três anos de funcionamento.
Fonte:
Ministério da Justiça
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















