Cidadania e Justiça
América Latina discute modelo de indicador de acesso à informação
Modelo
Representantes de entidades e países participantes da Rede de Transparência e Acesso à informação (RTA) reuniram-se para construir um modelo de indicador. O objetivo é que a iniciativa seja capaz de medir a implementação da política de acesso à informação e seus impactos em países da América Latina.
A primeira oficina do projeto ocorreu no início deste mês de julho em Santiago, no Chile. Os especialistas representaram dez países e organizações membros da RTA. Eles buscam definir fundamentos teóricos do modelo que será adotado com base em aspectos comuns às realidades de cada país.
A Controladoria-Geral da União (CGU) apresentou dados apurados no Brasil e discutiu a importância de se medir o impacto social causado pelo direito de acesso à informação.
Graças ao desenvolvimento do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) o Brasil possui uma ampla base de dados, que contribuirá para a medição desses indicadores. Na próxima fase, o projeto se concentrará no trabalho à distância dos participantes, a fim de promover um segundo encontro que ocorrerá em novembro em Brasília (DF), durante o VIII Encontro da RTA.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















