Cidadania e Justiça
Assentados participam de curso sobre horticultura orgânica e sementes crioulas
Goiás
Moradores do assentamento São Domingos, no município de Morrinhos (GO), participam, até o final de julho, do curso de Horticultura Orgânica e Produção de Sementes Crioulas, idealizado/conduzido pela engenheira agrônoma Janice Morais Oliveira, perita federal no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-GO), como parte de seu projeto de final do curso de Especialização em Agroecologia e Desenvolvimento Rural. A aula faz parte de uma parceria da Universidade Federal de Goiás (UFG) com o Incra, por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).
Janice convidou vários professores mestres e doutores em suas respectivas áreas de conhecimento para ministrar o curso no assentamento. Até o final deste mês, os assentados terão aulas sobre irrigação; proteção de cultivos; comercialização da produção; certificação de orgânicos; sementes crioulas; plano de manejo em áreas de conversão e manejo do solo em produção orgânica.
De acordo com a agrônoma, os camponeses do São Domingos fornecem alimentos para a região de Caldas Novas, famoso polo turístico de Goiás, que tem demandado cada vez mais produtos orgânicos. “Além do retorno econômico, procuro mostrar para as famílias que elas terão maior segurança alimentar garantindo esta produção”, explica Janice. Para ela, o curso também é uma forma de deixar um legado para os assentados. “Eles tem consciência que precisam se organizar melhor para ter sucesso”, afirma. O caminho mais viável é a partir do associativismo e cooperativismo, completa.
Experiência
O professor Pedro Henrique Pinto Ribeiro acredita que a aula mostrou que irrigação não é apenas molhar a terra. A partir do conhecimento adquirido, explica Ribeiro, o agricultor passa a entender que a relação água, solo e planta é determinante para definir um projeto de irrigação, além de provar que se consegue produzir mais com menos água. Ele é professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em Ipameri e doutorando em irrigação pela Universidade Estadual de São Paulo de Botucatu (Unesp).
Com a aula teórica e prática sobre irrigação, o assentado Valdeir Braz da Silva percebeu vários problemas em seu trabalho. “Vou ter que desligar alguns aparelhos, melhorar a distribuição dos aspersores pela área plantada e diminuir a pressão da água nas mangueiras”, conclui. Ele diz que aprendeu sobre temperatura e umidade do ar, além de descobrir qual o melhor horário para molhar o bananal e o tempo exato de manter os aspersores funcionando.
PA São Domingos
Localizado na região Sul do estado, abriga 86 famílias de trabalhadores rurais. A maior parte dos assentados sobrevive da produção de leite e/ou de hortaliças. Está a 128 quilômetros de Goiânia e a 56 quilômetros de Caldas Novas, maior polo turístico do Centro-Oeste devido às fontes de águas termais da cidade.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















