Cidadania e Justiça
Descoberta de poço beneficia assentamento rural
Lençóis Subterrâneos
Técnicos do Incra descobriram um poço de água doce no Mato Grosso do Sul. O precioso líquido é muito escasso na região onde prevalecem os lençóis subterrâneos de água salobra, impróprias para o consumo humano. A descoberta deixou as 85 famílias do assentamento 72, situado no município de Ladário, sudoeste da região pantaneira, a mesma sensação de terem recebido um prêmio da loteria, conforme afirma o presidente da associação dos assentados locais, Felipe Cristaldo Neto.
Além disso, os assentados estão na expectativa da localização de um outro achado do gênero no mesmo assentamento. As perspectivas nesse sentido são as melhores possíveis, pois o sabor do líquido é doce, porém a confirmação da potabilidade exige exames laboratoriais.
No assentamento 72 foram perfurados três poços artesianos e reformados outros dois. Ainda, conforme Neto, com cinco poços funcionando ele acredita no aumento da produção e melhoria de vida no projeto de assentamento, adiantando que muitas famílias já estão formando grandes hortas.
O assentamento
O nome do assentamento surgiu da denominação da Fazenda 72, desapropriada pelo Governo Federal em 1998. O imóvel tem uma área de 2.343 hectares e está ocupado por famílias de ribeirinhos que chegaram a acampar durante um ano em frente da propriedade rural.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















