Cidadania e Justiça
Pessoas com deficiência do Piauí recebem cadeiras de rodas
Piauí
Pessoas com deficiência do Piauí (PI) receberam nos últimos dias cadeiras de rodas para facilitar a vida de quem necessita desses auxílios. A ação faz parte de um programa nacional que tem o objetivo de melhorar a vida dessas pessoas.
Aos 32 anos, um assalto mudou a vida do pedreiro Genivaldo Rodrigues Mota Silva. Ele ficou paraplégico após ser alvejado com um tiro nas costas que interrompeu sua rotina de trabalho nas obras. "Passei muitos anos acamado até que minha esposa soube que o Sistema Único de Saúde (SUS) estava dando cadeiras de rodas gratuitamente, ela me inscreveu, o médico foi lá em casa me examinar e três meses depois a cadeira chegou", disse o pedreiro.
Genivaldo é um dos membros da Associação dos Cadeirantes do Município de Teresina (Ascamte), uma entidade que entre outras atividades voltadas para o segmento, atua na intermediação de pedidos de cadeiras de rodas para pessoas com deficiência junto ao SUS. "Hoje somos uma organização com 110 associados. Quando nos procuram, damos entrada no pedido junto ao SUS e até agora já fomos atendidos com cem pedidos de cadeira de rodas comuns e quarenta cadeiras motorizadas", disse a presidente da Ascamte, Jucilene Maria da Silva, 35.
Capacitação
No último dia 17 de julho o Piauí sediou encontro de capacitação técnica para a implantação de programas de benefícios para pessoas com deficiência. O objetivo do evento é ampliar a rede de postos para a realização de matrículas em cursos de qualificação profissional oferecidos gratuitamente a esse público.
O encontro oferece a oportunidade de construir uma política pública de apoio à pessoa com deficiência integrada em todo o estado e tem o objetivo de capacitar os técnicos e gestores para a implantação de programas de atenção nos municípios.
Como solicitar
Para solicitar cadeiras de rodas, basta o solicitante procure um médico credenciado pelo SUS (pode ser um Médico da Família). Ele vai avaliar a necessidade do paciente e especificá-la em um laudo. Em seguida, o solicitante será orientado a levar o documento junto com RG, CPF, cartão de registro no SUS e comprovante de residência ao setor de dispensação de órteses e próteses do seu estado para registrar o pedido.
Fonte:
Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















