Cidadania e Justiça
Publicada portaria para aquisição de alimentos de agricultores familiares
Agricultura Familiar
Municípios de 10 estados brasileiros já podem elaborar propostas de participação na agricultura familiar. Para isso, os interessados devem pactuar limites e metas na modalidade Compra com Doação Simultânea.
A portaria, publicada na última quinta-feira (10), lista os 79 municípios e os recursos financeiros disponibilizados ainda em 2014. E expectativa é que sejam atendidos 5,3 mil agricultores familiares e 1.555 entidades que prestam serviços à população em insegurança alimentar.
Para confirmar o interesse, os municípios devem se manifestar em até 60 dias após a publicação da portaria, por meio da aceitação das metas apresentadas e do preenchimento das informações para a elaboração do plano operacional no Sistema Informatizado.
“Após o cadastramento do plano no sistema e sua aprovação pelo MDS, deverá ser elaborada uma proposta de participação na qual são cadastrados os agricultores, as entidades que receberão os produtos e os alimentos que vão ser adquiridos para que as operações de aquisição e distribuição de alimentos possam se iniciar”, explicou a diretora do Departamento de Apoio à Aquisição e à Comercialização da Produção Familiar, Denise Kroeff.
A modalidade de Compra com Doação Simultânea promove a articulação entre a produção da agricultura familiar e as demandas locais de suplementação alimentar. Os produtos adquiridos dos agricultores familiares são doados às entidades da rede socioassistencial e aos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional (restaurantes populares, cozinhas comunitárias e bancos de alimentos).
Acesse aqui a portaria.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















