Cidadania e Justiça
Seminário apresenta avanços em tecnologia de informação
Tecnologia
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) apresentou nesta segunda-feira (21), durante o Seminário Internacional de Auditoria Coordenada de Governança de Tecnologia da Informação (TI), promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), um relatório sobre a evolução dos sistemas de tecnologia da informação implantados para a gestão dos programas e ações da pasta. O objetivo é apresentar casos de sucesso no aperfeiçoamento da governança de TI na administração pública.
A ministra da SDH/PR, Ideli Salvatti, afirmou que o aprimoramento da tecnologia da informação é uma prioridade para a Secretaria. “Além de dar agilidade na promoção das ações de direitos humanos no país, a implementação de ferramentas de Tecnologia da Informação garantem transparência e participação social nas políticas de promoção e defesa dos direitos humanos no Brasil”, destacou.
O ministro do TCU Raimundo Carreiro destacou o avanço registrado na adoção de sistemas de tecnologia da informação pela administração pública federal nos últimos dez anos. O ministro elogiou as melhoras registradas pela SDH/PR na área e afirmou que a pasta tem sido uma “referência em avanço de TI” no âmbito do governo federal.
Inovações
De acordo com o secretário de Gestão da SDH/PR, Gleisson Rubin, a maior parte das ações e programas da pasta são executados a partir de sistemas de informação. Dentre eles, um dos mais importantes é o utilizado para o registro e gerenciamento das denúncias do Disque Direitos Humanos (100). “O sistema desenvolvido para a central do Disque nos permite lançar dados resultantes das denúncias de forma dinâmica e segura, possibilitando um amplo banco de dados”, explicou.
Gleisson apresentou dados que mostram que o Índice de Governança de TI (IGOV) da SDH/PR cresceu de forma significativa entre 2010 e 2012. O índice, que mede o nível de maturidade de TI dos órgãos públicos, é calculado a cada dois anos. “Em 2010, o IGOV da SDH era de 0,08, o que nos colocava em 300º lugar entre 301 órgãos avaliados”, lembrou o secretário – e acrescentou: “Em 2012, saltamos para a posição 129 dentre os 333 órgãos avaliados.”
O secretário citou ainda outros sistemas, como o Sistema Integrado de Gestão (SIG), que organiza as principais informações e projetos desenvolvidos no órgão, como a distribuição dos conjuntos de equipagem dos Conselhos Tutelares.
O SIG possui ainda outros módulos como o de monitoramento do PNDH-3, equipagem das Centrais de Libras, gerenciamento de licitações, convênios, contratos e também o monitoramento das obras do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).
Seminário
O conteúdo do debate do seminário subsidiará a realização de auditoria coordenada pelos membros da Organização Latino-Americana de Entidades de Fiscalização Superior (Olacefs). Participam do evento gestores públicos, especialistas de tecnologia da informação e auditores. Na programação, estão incluídas palestras sobre Governança de TI, Geração de Valor, Segurança da Informação e Planejamento de TI.
Fonte:
Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















