Cidadania e Justiça
Juventude indígena é tema de conferência em Roraima
Essência
A primeira Conferência dos Núcleos Comunitários Juvenis Vigentes e Reunião da Juventude Indígena (Converji) discutiu estratégias de desenvolvimento das políticas públicas na área. A atividade aconteceu no último fim de semana na comunidade de Campo Alegre, localizada a 68 km de Boa Vista (RR).
A conferência, segundo o superintendente de políticas públicas para juventude, Marcelo Meireles, teve ainda intuito de preservar nos jovens o interesse pelas raízes do estado. “A nossa intenção é a de resgatar a arte indígena através da valorização cultural. A partir desta conferência teremos um diagnóstico mais preciso sobre a juventude indígena e seu papel na sociedade”, afirmou Meireles.
Para o coordenador geral da Associação dos povos indígenas da Terra São Marcos, Alzemiro Tavares, o encontro possibilitou aos participantes trocar experiências sobre as regiões onde vivem. “Cada vez mais os nossos indígenas estão indo à cidade em busca do conhecimento, de sua formação. Temos indígenas que já são enfermeiros, advogados, biólogos. Queremos que eles passem o conhecimento para nossa comunidade, pois a nossa essência sempre será a mesma em qualquer lugar que estivermos. Somos indígenas”, ressaltou Alzemiro.
Além de discutir a criação de grupos juvenis, a fim de disseminar informações em suas comunidades, a Converji proporcionou aos visitantes oficinas de artesanato indígena, áudio visual, fotografia, dança e multimídia.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















