Cidadania e Justiça
Órgãos implementam sistema eletrônico de cadastro de documentos
Ferramenta
A Consultoria-Geral da União (CGU) implementou integralmente em suas unidades o Sistema da AGU de Inteligência Jurídica (Sapiens). O serviço inseriu na plataforma de processo eletrônico 10.501 documentos.
Ao todo, 63 unidades entre consultorias nos estados, junto aos ministérios e unidades do órgão Central, passaram a tramitar processos por meio digital. Do total de processos, 4.807 foram inseridos pelo órgão central, a Consultoria-Geral da União. Outros 3,6 mil foram cadastrados pelas consultorias junto aos ministérios e Assessoria Jurídica da Secretaria de Portos, e mais de dois mil pelas Consultorias nos estados.
O procedimento teve início em janeiro de 2014 e foi concluído em apenas sete meses. Na sede da CGU, desde o início do ano, todos os novos processos passaram a ser admitidos apenas sob a forma eletrônica. Os eventuais processos ainda remanescentes devem ser incluídos no Sistema Sapiens até outubro de 2014.
Capacitação
Para que os membros e servidores da CGU em todo o Brasil adotassem o sistema eletrônico de tramitação de processos foi necessário promover a capacitação e estímulo ao uso da ferramenta. Esse trabalho foi realizado por meio de palestras físicas e por videoconferência.
Sapiens
A ferramenta é um sistema web completo de apoio à produção de conteúdo jurídico e controle de fluxos administrativos, focado na integração com os sistemas informatizados do Poder Judiciário e do Poder Executivo. A ferramenta é dividida em dois módulos, um administrativo e um judicial.
A implementação do projeto visa agilizar a tramitação de processos judiciais e administrativos, facilitar localização de documentos e o acompanhamento das peças por pessoas em todo País, bem como evita o acúmulo de papel e a necessidade de espaço de armazenamento de processos físicos.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















