Cidadania e Justiça
Fundo Socioambiental da Caixa beneficia um milhão de brasileiros
Inovação
Em busca de incentivar o desenvolvimento sustentável brasileiro, a Caixa criou o Fundo Socioambiental Caixa (FSA). Desde dezembro de 2010, a iniciativa aplicou R$ 96 milhões em 151 projetos de órgãos públicos e entidades privadas. Juntos, eles beneficiaram mais de um milhão de brasileiros direta ou indiretamente em todas as regiões do País.
O FSA é semelhante aos fundos de investimento voltados para as empresas de tecnologia em sua busca por soluções criativas e de alto impacto positivo para um grande número de pessoas. Existem, no entanto, duas diferenças fundamentais. Ao analisar ideias inovadoras, o fundo da Caixa não tem como prioridade multiplicar o dinheiro investido. Pelo contrário, o FSA recebe aportes anuais de até 2% do lucro líquido anual da Caixa e os aplica de forma não reembolsável - hoje o fundo administra R$ 124 milhões em recursos. A premissa é que os resultados do banco sejam revertidos em maior bem-estar da sociedade.
Além disso, o FSA tem um foco bem definido em projetos que melhorem a vida da população brasileira de baixa renda em áreas com menor apelo na mídia que tecnologia, embora tão ou mais importantes, tais como habitação, saneamento, alimentação, geração de trabalho e renda, gestão ambiental e desenvolvimento rural.
“O FSA é um grande laboratório para testar soluções e políticas públicas inovadoras”, define Mara Luísa Alvim Motta, gerente executiva de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental (Gersa) da Caixa.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















