Cidadania e Justiça
Alunos da UFV conhecem atividades do Incra/MG
Visita técnica
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), unidade de Belo Horizonte (MG) recebeu estudantes do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em visita técnica, durante a última sexta-feira (21).
O encontro aconteceu no auditório da superintendência regional do Instituto, em Belo Horizonte (MG).
O objetivo da visita foi trazer conhecimentos técnicos das atividades da autarquia aos cerca de 40 estudantes.
A iniciativa foi do professor de Cadastro Técnico Municipal e Rural, Joel Gripp Júnior, que entrou em contato com o serviço de Cartografia do Incra para propiciar a atividade.
Conforme o docente, o acolhimento oferecido pelos técnicos e dirigentes do Instituto permitem aos graduandos preparem-se melhor para o mercado de trabalho.
“Temos alunos que já vieram em outra oportunidade e que atuam conforme os requisitos do Incra”, ressalta Joel.
Conhecer a prática do que foi aprendido na sala de aula é a principal contribuição aos futuros engenheiros. “A visita permite linkar o que o professor ensina com o que acontece na prática, complementa a teoria e mostra a necessidade de exercer um serviço de precisão e confiança”, observa Josimar Cassemiro, discente do 10º período.
Pela manhã, houve a abertura realizada pelo superintendente substituto, Alexandre Lacerda, e uma palestra sobre as ações de reforma agrária.
À tarde, os alunos contaram com a explanação do engenheiro Lincoln Carvalho, do Instituto de Geoinformação e Tecnologia do estado de Minas Gerais.
Palestras
As palestras mais atinentes à área de atuação dos futuros profissionais foram sobre o Cadastro Rural e o Ordenamento Fundiário, quando tratou-se sobre os procedimentos para emissão do Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR) e o Sistema de Gestão Fundiária (Sigef).
Ao final de cada apresentação, os alunos puderam tirar dúvidas e fazer questionamentos.
O analista em desenvolvimento e reforma agrária, o engenheiro agrimensor do Incra, Marcelo Cunha, lembrou da importância dos professores da UFV na formulação das normas que regulamentam os procedimentos para georreferenciamento de imóveis rurais.
O Incra/MG está aberto para visitas técnicas de outras faculdades, que podem ser agendadas pelo e-mail comunicacao@bhe.incra.gov.br.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















