Cidadania e Justiça
Black Friday: como evitar fraudes em compras pela internet
Vendas online
Nesta sexta-feira (28), acontece em todo o Brasil a Black Friday. A data especial de descontos é uma tradição norte-americana, que ocorre sempre na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças, marcando a promoção em massa dos varejistas daquele país.
No Brasil, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico criou o programa Black Friday Legal, que autorregula o setor, preservando boas práticas no e-commerce.
Por meio do 'Selo Black Friday Legal', as empresas que assinaram o Código de Ética comprometem-se em não maquiar preços e informar o consumidor sobre quais produtos participam do Black Friday. Clique aqui e confira a íntegra do Código de Ética.
Para recebê-lo, as empresas passaram por uma avaliação da camara-e.net, que verificou se o site disponibiliza as seguintes informações: CNPJ e Razão Social (que devem estar ativos na Receita Federal), endereço físico completo e um SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), telefone, e-mail ou outra forma de contato eletrônico.
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) alerta para a questão da pesquisa. Outra opção é checar a situação da loja para saber se ela pode estar em situação de falência, por exemplo.
Para isso, o consumidor poderá consultar o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) na página da Serasa Experian.
Compras na internet
O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) dá ênfase nas precauções que devem ser tomadas nas compras realizadas na internet. Confira algumas dicas:
Fonte:
Portal Brasil
com informações da Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















