Cidadania e Justiça
Matemático conquista prêmio inédito para o Brasil
Brasilidade
O carioca Artur Ávila ganhou, aos 35 anos, o mais importante prêmio da matemática mundial - a Medalha Fields. Considerado o Nobel da área, o título é concedido desde 1936 aos maiores estudiosos do assunto. Artur recebeu a medalha em agosto e em setembro foi recebido pela presidenta Dilma Rousseff, no Palácio da Alvorada, onde conversou com o Blog do Planalto.
Artur contou que sempre teve interesse pelos números, mesmo antes de entrar na escola. Aos 16 anos, em 1995, a participação na Olimpíada Brasileira de Matemática foi determinante para sua carreira. Lá, ele teve o primeiro contato com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). No terceiro ano do Ensino Médio começou a fazer o curso de mestrado no Impa e, na sequencia, emendou com o doutorado.
Esta é a primeira vez na história do prêmio que alguém que se formou em um país que não tem tradição na área - como é o caso dos Estados Unidos, Japão e Israel - ganha a medalha. “Isso demonstra que há várias décadas vem se formando uma escola matemática que já alcançou nível internacional e há algum tempo permite a formação de pessoas com destaque”, disse o pesquisador.
Saiba mais: palaciodoplanalto.tumblr.com
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















