Cidadania e Justiça
Serviços do Incra poderão ser acessados em Campos dos Goytacazes (RJ)
Atendimento
Importante polo industrial e agrícola do Norte fluminense, a cidade de Campos dos Goytacazes (RJ) passou a contar desde quarta-feira (14) com as atividades da Sala da Cidadania Digital.
O espaço foi implantado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em parceria com a Prefeitura Municipal para possibilitar ao público acesso aos diversos serviços da autarquia, sem a necessidade de deslocamento à capital fluminense.
A intenção é facilitar a vida dos usuários do Incra, tornando ainda mais eficiente o atendimento aos trabalhadores rurais e proprietários de imóveis.
O produtor poderá regularizar a situação do seu imóvel, obter o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) e renegociar dívidas.
Ele também terá acesso aos programas voltados para o desenvolvimento rural, como solicitação da Declaração de Aptidão ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), essencial para o acesso ao crédito rural, e inclusão no cadastro do Minha Casa Minha Vida Rural.
A solenidade de inauguração da Sala foi presidida pelo secretário de Agricultura da cidade, Eduardo Crespo, e contou com a participação do superintendente regional substituto do Incra do Rio de Janeiro, Newson Monteiro.
Na ocasião, a agricultora Maria do Rosário das Neves - do assentamento Josué de Castro, no distrito de Travessão - assinou contrato de financiamento no valor de R$ 26,5 mil.
Para ela, a necessidade de deslocamento ao Rio de Janeiro dificultava a obtenção do crédito.
Para Newson Monteiro, a parceria com a Prefeitura Municipal tem ajudado a levar desenvolvimento aos diversos trabalhadores rurais que vivem na região.
Um termo de cooperação técnica firmado entre os órgãos prevê a realização de obras de infraestrutura nos dez assentamentos localizados na cidade.
“Já recuperamos diversas estradas vicinais e concluímos a construção da tão esperada ponte que os núcleos IV e V do assentamento Zumbi dos Palmares, que liga Campos dos Goytacazes ao município de São Francisco do Itabapoana”, lembrou.
Além de servidores do Incra do estado e do município, também prestigiaram o evento agricultores familiares, dirigentes de entidades do setor rural, representantes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal e parceiros da Prefeitura Municipal e do Governo Federal.
A Sala da Cidadania Digital de Campos dos Goytacazes funciona em espaço cedido dentro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, ao lado da Secretaria de Agricultura, na esquina da Avenida Presidente Vargas com a Rua Professor Mesquita.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















