Cidadania e Justiça
Confira a programação de comemoração do Dia Internacional da Mulher
Comemoração
As comemorações sobre o Dia Internacional da Mulher serão observados em todo o País neste fim de semana. Entre os eventos comemorativos estão palestras, caminhadas, exposições, campanhas, manifestos, passeios ciclísticos entre outras atividades.
Em Brasília (DF), a agenda de celebrações começam neste sábado (7). A Secretaria de Políticas para Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Distrito Federal realiza a Mostra de Mulheres Designers do DF, das 10h às 18h, na Torre de TV. Na ocasião, as designers vão expor e comercializar suas produções e artistas locais farão apresentações de poesia, música e atuação.
A data também marcará a abertura da Exposição Pequim+20 em Graffiti, da ONU Mulheres e da Rede Nami, que permanecerá no Mezanino da Torre de TV durante todo o mês de março.
No domingo (8), o Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios -TJDFT, em parceria com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos e a OAB/DF -, promoverá a corrida/caminhada da mulher, com 4 km de percurso e saída do estacionamento nº 10, no Parque da Cidade, às 8h.
Defesa da Reforma Política e Corrida pela paz nos lares
A União Brasileira de Mulheres (UBM) promove no domingo, um manifesto pela Reforma Política e pela participação mais efetiva das mulheres na política. A campanha convida as pessoas às ruas em defesa da Reforma Política Democrática com paridade de gênero; em defesa da democracia.
Outra iniciativa que será lançada na capital federal é a Corrida pela campanha nacional Justiça pela Paz em Casa. A corrida acontece neste domingo e faz parte da Campanha Nacional “Justiça pela Paz em Casa”, idealizada pela Ministra Carmen Lúcia, do STF. A campanha, de âmbito nacional, acontecerá em todos os Tribunais de Justiça do país. No Distrito Federal, além do TJDFT, a semana da mulher conta também com a participação do MPDFT e da Defensoria Pública do DF.
Protesto contra machismo
No Rio de Janeiro será realizado o Dia da Minissaia – Mulheres Rodadas pelo Direito de Rodar. No domingo (8), o grupo Mulheres Rodadas promovem o Dia da Minissaia, que reunirá homens e mulheres no Posto 4 da Praia de Copacabana para defender o direito das mulheres usarem as roupas que quiserem sem serem assediadas. O evento conta com o apoio institucional da ONU Mulheres no Brasil.
Ainda no Rio de Janeiro, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM-Rio) criou uma programação especial para celebrar o mês da mulher. As comemorações este ano se dão no contexto dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro.
No domingo, às 9h, a SPM-Rio e outras secretarias e órgãos do município participarão do evento Ação Global no Parque de Madureira, oferecendo serviços e informações voltadas para as mulheres. No mesmo dia, acontecerá o Cine Mulheres na Praça, também no Parque Madureira, com a exibição de clipes de combate à violência contra as mulheres e do filme “Minha mãe é uma peça”, com o ator Paulo Gustavo, às 19h.
E no dia 19 de março, a SPM-Rio participará de ação da Rede Capital de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres “Rio Lilás: Unido pelo fim da violência contra as mulheres”, no Largo da Carioca, das 9h às 17h.
Salvador
As comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, já tiveram início, em Salvador. Palestras sobre o enfrentamento da violência, eventos culturais, passeio ciclístico, exibição de filmes e peças temáticas, assim como a inauguração de uma casa de acolhimento para vítimas de violência doméstica, estão entre as ações que serão promovidas pela prefeitura, por meio da Superintendência de Políticas para Mulheres (SPM).
No domingo (8), uma parceria entre SPM e o Movimento Salvador Vai de Bike promoverá um passeio ciclístico pelo fim da violência contra a mulher. Cerca de 500 ciclistas devem sair, a partir das 8h, do Dique do Tororó, passando pela Avenida Centenário, Barra, Ondina, Rio Vermelho, Amaralina e Avenida Vasco da Gama, com previsão de retornar ao ponto de partida por volta das 12h. Para participar, os interessados devem comparecer ao local do evento com 1 kg de alimento não perecível, que será doado às obras assistenciais de Irmã Dulce.
Já no dia 20 de março, uma feira de prestação de serviços com o tema “Mulheres metamorfoseando Salvador", será realizada das 8h às 15h, na Praça da Revolução, em Periperi. No dia 26, entre 8h e 12h, acontece a "Quinta Temática" cujo mote será “Ações da prefeitura municipal no combate ao feminicídio”, quando serão apresentados os projetos legislativos Botão do Pânico e Patrulha Maria da Penha.
Com local e horário mantidos em sigilo por motivos de segurança, no dia 30 de março será inaugurada a Casa de Atendimento Provisório de Curta Duração Irmã Dulce, que receberá mulheres vítimas de violência doméstica. O encerramento das ações da prefeitura no mês da mulher será as 18h do dia 31 de março, com a apresentação da peça teatral “Quem é ela”, no Centro Cultural da Barroquinha.
São Paulo
A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de São Paulo preparou uma ampla programação das atividades de março. Serão debates, encontros e diálogos, exibição de filmes, passeio ciclístico e apresentações culturais realizados nas cinco regiões da cidade durante todo o mês irão celebrar o Dia Internacional da Mulher.
Entre os eventos estão:
Formação em Gênero e Cidadania no âmbito do Projeto SUSDANCE
Data: 6, 13, 20 e 27 de março de 2015
Horário: 14h00
Local: CEU Perus - Rua Bernardo José Lorena, s/n - Vila Fanton
Cine Direitos Humanos: Filme “Repare Bem” – Sessão Especial do Dia Internacional da Mulher
Data: 7 de março de 2015
Horário: 11h00
Local: Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca – Rua Frei Caneca, 569, 3º Andar – Consolação, São Paulo/SP (Shopping Frei Caneca)
Organização: SMDHC
Unidade Móvel de Atendimento às mulheres - integra o programa “Mulher, Viver sem Violência” do Governo Federal levando orientações e informações sobre violência doméstica às mulheres.
Data: 8 de março
Horário:- a partir das 9 horas
Local: ação comemorativa ao Dia Internacional da Mulher promovida pela UGT, no Parque do Carmo
Horário: das 16 às 19 horas
Local: Rua João Gotzfritz Filho - Jd. Registro
Internacional
Nova Iorque receberá, a partir de segunda-feira (9), a 59ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher. O ano de 2015 marcou o vigésimo aniversário da histórica Declaração e Plataforma de Ação de Pequim. O plano de Pequim, de 1995, foi adotado por 189 governos, incluindo o Brasil. Porém, 20 anos mais tarde, os compromissos feitos só foram parcialmente cumpridos.
De 9 a 20 de março, a 59ª Comissão sobre a Situação da Mulher fará uma revisão da implementação global da Plataforma de Ação de Pequim e um balanço da atual situação da mulher no mundo.
Cerca de 200 eventos organizados por governos e agências da ONU estão sendo planejados para acontecer paralelamente às reuniões oficiais da Comissão, com um número adicional de 450 eventos paralelos organizados pela sociedade civil.
Fonte:
Portal Brasil com informações da
Secretaria Municipal do Estado de São Paulo
Secretaria Municipal do Estado do Rio de Janeiro
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















