Cidadania e Justiça
Falece fundadora do Movimento Feminino pela Anistia
Nota de pesar
A ministra da Secretaria de Política para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci, publicou no site da pasta, nesse domingo (15), nota de pesar pelo falecimento da advogada Therezinha Zerbini, uma das fundadoras do Movimento Feminino pela Anistia.
A ministra destacou que Therezinha era uma lutadora pela democracia e pela liberdade e que a visibilidade da participação das mulheres no combate à ditadura se deve muito à Therezinha Zerbini.
Confira a nota na íntegra:
"Com tristeza recebi a notícia do falecimento, neste Sábado (14), da advogada Therezinha Zerbini, aos 87 anos, uma das fundadoras do Movimento Feminino pela Anistia. Militamos juntas nas décadas de 1970 e 80 pelo retorno de exilados políticos e pela redemocratização do Brasil, quando nos aproximamos.
Ela era uma grande lutadora pela democracia e pela liberdade. A visibilidade da participação das mulheres no combate à ditadura, se deve muito à Therezinha Zerbini.
Therezinha ficou presa durante seis meses na época da ditadura, ao dar apoio ao congresso clandestino da União Nacional dos Estudantes (UNE). Em 1975 foi uma das fundadoras do Movimento Feminino pela Anistia. Foi casada com o general Euryale de Jesus Zerbini, cassado pelo golpe de 1964.
A democracia brasileira e as mulheres perdem uma grande defensora, que deixa seu nome escrito na história do Brasil também pela luta das mulheres."
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















