Cidadania e Justiça
Jovens assentados produzem documentários em áreas de reforma agrária
Vídeos
Documentários e curtas-metragens produzidos por jovens assentados cearenses serão exibidos em seis estados brasileiros.
O projeto A Nova Arte de se Comunicar nos Assentamentos pretende apresentar a comunidades rurais, assentados e quilombolas de outras regiões do País a experiência na formação de produtores de conteúdos audiovisuais, realizada em áreas de reforma agrária do Ceará.
O projeto começa na cidade de Abaetetuba, no Pará, neste sábado (7) e domingo (8). Até maio, os estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Maranhão, Goiás e Bahia recebem o projeto.
A programação prevê a exibição de dois vídeos, apresentados pelos próprios idealizadores, e realização de oficina sobre a produção dos filmes e resultados alcançados na capacitação de jovens residentes em comunidades rurais.
“A ideia é que a troca dessa experiência potencialize a realização de projetos culturais e a formação em arte, cultura e comunicação nas comunidades assentadas e quilombolas de outros estados onde já temos ações iniciadas”, afirma Silma Magalhães, coordenadora do Arte e Cultura na Reforma Agrária (Pacra), projeto idealizador do Nova Arte de se Comunicar junto com a Acadêmia de Artes do Pirambu (Acartes).
O Projeto
A organização não governamental atuante na formação em audiovisual de jovens do Pirambu, bairro na periferia de Fortaleza, foi escolhida pelo Pacra para capacitar 24 jovens de oito assentamentos e uma comunidade rural do município do Crato a usar técnicas da linguagem audiovisual.
Os jovens foram capacitados para criar roteiros, usar equipamentos audiovisuais como câmeras e filmadoras e manusear softwares para edição de vídeo e som.
Ao todo, serão exibidos 11 vídeos, dois em cada estado, entre documentários e curtas feitos nos assentamentos cearenses de Lagoa do Mineiro (em Itarema); Cachoeira do Fogo (Independência); Todos os Santos e Tiracanga (Canindé); Barra do Leme (Pentecoste); Santana (Monsenhor Tabosa); Recreio (Santana do Acaraú); Sabiaguaba (Amontada; Coqueirinho (Fortim); e Ponto de Cultura Verde Vida (Crato).
A próxima etapa do projeto segue para Santa Maria (RS) nos próximos dias 28 e 29. Em abril, o projeto segue para a cidade de Cachoeira (BA) nos dias 18 e 19, e visita a comunidade de Felipa, no município de Itapecurum Mirim (MA) nos dias 25 e 26. Em maio, Goiás Velho (GO), e Uberlândia (MG) recebem o projeto.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















