Cidadania e Justiça
Justiça reforça ações de segurança no Rio Grande do Norte
Apoio
O Ministério da Justiça está reforçando as ações de segurança pública no Rio Grande de Norte com equipes e dois helicópteros da Força Nacional e Polícia Rodoviária Federal, além de investimentos no sistema penitenciário.
E para a deliberação de medidas contra o crime, a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, se reuniu, em Natal (RN), com o governador do estado, Robinson Farias, a secretária estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Kalina Leite, e gestores das instituições locais de segurança e justiça.
Regina afirmou que o Ministério da Justiça fará o que for necessário para apoiar o estado nas operações que vão debelar os motins e algumas rebeliões nas unidades prisionais, que vêm ocorrendo desde semana passada. Ela também adiantou que não há prazo para saída dos homens da Força Nacional.
"Além das tropas, estamos disponíveis também para apoiar na inteligência e, posteriormente, fazermos uma análise da situação. No momento, estamos numa contenção de crise e dando todo apoio à polícia local", disse ela.
Sistema Penitenciário
Na sexta-feira (13), o diretor do Departamento Penitenciário Nacional, Renato de Vitto, também esteve na capital potiguar, onde alinhou ações de suporte ao estado.
Ele encaminhou estudos e relatórios relativos aos problemas do sistema prisional do Rio Grande do Norte, buscando, ainda, alinhar medidas de apoio de curto, médio e longo prazo, com o intuito de apoiar o estado na superação dos problemas em seu sistema prisional.
”A sinalização de que o governo do Rio Grande do Norte tratará com prioridade a pauta penitenciária nos confere expectativas positivas sobre a superação deste momento de crise e sobre a construção de novos alicerces para a política prisional local. ”, disse De Vitto.
Entre as medidas de médio e longo prazo destacam-se a aceleração das obras de construção da Cadeia Pública Masculina no município de Ceará-Mirim, cuja capacidade é de 603 vagas, para a qual foram repassados R$ 14.745.048,09 do orçamento da União, bem como a doação de equipamentos de segurança ao Estado (como detectores de metais, fixos e móveis, e aparelhos de raio-x), que deverá ocorrer em até 120 dias.
Fontes:
Ministério da Justiça e Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















