Cidadania e Justiça
Ministra participa da abertura de encontro de mulheres da CUT
Meio sindical
Na última semana, a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), Eleonora Menicucci, participou da abertura do 8º Encontro Nacional das Mulheres da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Na oportunidade, ela destacou a importância do espaço conquistado pelas mulheres no meio sindical ao falar para cerca de 600 mulheres.
Segundo Eleonora Menicucci, o encontro servirá para fortalecer o movimento das mulheres e a SPM apoiará as iniciativas das sindicalistas, a exemplo da criação do Fórum das Mulheres das Centrais Sindicais.
Durante seu discurso, Menicucci elencou algumas conquistas no âmbito da legislação de proteção à mulher, e as ações desenvolvidas pela SPM com foco no enfrentamento à violência e nas políticas que promovem autonomia econômica das mulheres. Entre elas, a recém-criada Lei do Feminicídio e o Programa Mulher Viver sem Violência.
O encontro reúne representantes de 23 estados de 15 ramos da economia e tem por objetivo atualizar o debate sobre políticas públicas e o papel do estado para as trabalhadoras da cidade, do campo, da floresta e das águas; estabelecer estratégias e ações para incorporar nas pautas e lutas da CUT o trabalho reprodutivo, que é indispensável para a manutenção da vida; debater estratégias e estabelecer ações para a aplicação da paridade; e fortalecer a organização e a mobilização das mulheres para avançar em direitos e ampliar a luta feminista.
CUT
Segundo pesquisa publicada em 2014, a Central Única dos Trabalhadores detém o maior índice de representatividade entre as centrais sindicais brasileiras, com 38,23%.
Entre suas atribuições, especificadas na Lei 11.648/2008, estão a coordenação da representação dos trabalhadores por meio das organizações sindicais a ela filiada e participação de negociações em fóruns, colegiados de órgãos públicos e demais espaços de diálogo social de composição tripartite que discutam algo de interesse dos trabalhadores. A lei considera central sindical a entidade associativa de direito privado composta por organizações sindicais de trabalhadores.
Fonte:
Portal Brasil
Secretaria de Políticas para as Mulheres
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















