Cidadania e Justiça
Centro de Comercialização é inaugurado em Ecoporanga (ES)
Agricultura Familiar
O município de Ecoporanga, localizado na região Noroeste do Espírito Santo, ganhou o Centro de Comercialização da Agricultura Familiar (CCAF). A estrutura terá a participação de 34 filiados em sistema de associação, muitos deles contemplados por programas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Incra.
A cerimônia de inaugurado do espaço aconteceu na manhã desta terça-feira (31).
Dividindo espaço com as instalações da própria secretaria municipal de Agricultura, o CCAF é mais uma oportunidade para o trabalhador rural local comercializar seus produtos, complementando a renda familiar.
Muitos dos filiados ao Centro também fornecem alimentos a entidades e escolas do município por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), ambos geridos pelo governo federal.
Para o secretário municipal de Agricultura, Vanderlei Ramalho, esse espaço tem a vantagem de ser um local em que os assentados e os agricultores familiares são os próprios fornecedores dos alimentos que produzem, garantindo a entrega de produtos de qualidade e uma renda maior pela relação direta com o consumidor.
De acordo com o agricultor familiar Joventino Caetano de Oliveira (46 anos) a ideia é fornecer todo tipo de hortaliças e frutas à comunidade local.
Assentamentos
O município de Ecoporanga possui atualmente nove assentamentos e cerca de 510 famílias instaladas em uma área de aproximadamente seis mil hectares.
Para o prefeito de Ecoporanga, Pedro Costa, o homem do campo pode contribuir com a diversificação da agricultura local e, principalmente, com a conscientização para se evitar a utilização de agrotóxicos na produção de alimentos.
Fonte:
Incra com informações do Ministério do Desenvolvimento Social
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















