Cidadania e Justiça
Jovens debatem acesso à terra e fortalecimento da agricultura familiar
Juventude Rural
Acesso à terra, sucessão rural, agroecologia e soberania alimentar foram as pautas debatidas, nesta terça-feira (28), entre jovens do campo e o governo federal, durante o segundo dia do Festival da Juventude Rural, que acontece em Brasília.
Segundo a Secretária Nacional de Juventude da Contag, Mazé Moraes, a expectativa é ter uma resposta positiva para a pauta dos jovens do campo. De acordo com ela, o acesso à terra, à educação de qualidade e ao trabalho decente, além de assistência técnica, cultura, esporte e lazer para a juventude rural ajudam a fortalecer e manter os jovens no campo. “E, assim, fortalecer a agricultura familiar”, completou Mazé.
De acordo com o secretário de Reordenamento Agrário (SRA), Adhemar Almeida, o Ministério do Desenvolvimento Agrário aposta num modelo de desenvolvimento rural, onde a exploração da propriedade se apoia no trabalho da família, tornando essencial o aprimoramento das politicas e programas do ministério que fortalecem a sucessão e a consolidação da agricultura familiar.
“Quando discutimos o acesso à terra, o cooperativismo, a agroecologia e a preservação ambiental com jovens rurais, estamos fortalecendo o modelo de produção e de um projeto de Brasil que vê na agricultura familiar o caminho para assegurar a forma sustentável de uso da terra e a soberania alimentar”, afirmou Almeida.
Protagonismo da juventude
O jovem paranaense, beneficiário do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), Odair Brum, reforçou a importância do programa na estruturação de toda a família. “O Crédito Fundiário me permitiu comprar uma área ao lado da propriedade do meu pai. Isso possibilitou que desenvolvêssemos juntos novas culturas, ampliando a nossa produção e triplicando a renda da família. Agora chegou a vez dos meus irmãos adquirirem suas propriedades pelo PNCF”, comentou Brum ao destacar que os jovens já estão finalizando a contratação da terra, que fica a dois quilômetros dos demais membros da família.
Já Deusiana Silva, jovem acampada, há nove anos, no Sul do Pará, ressaltou que no acampamento em que vive são promovidos regularmente cursos nas áreas de agroecologia e de preservação ambiental. “Nosso objetivo é conscientizar os agricultores sobre o uso correto e sustentável da terra, mesmo antes de sua aquisição.”
O Festival da Juventude Rural acontece até esta quinta-feira (30) no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade e reúne jovens do campo, além de delegações de dez países da América Latina.
Fonte:
Portal Brasil, com Ministério do Desenvolvimento Agrário
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















