Cidadania e Justiça
Conferência dará voz a beneficiários do Sistema Único da Assistência Social
Participação social
As pessoas que participam dos programas e serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas) vão ser tema de plenária durante a X Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada entre os dias 7 e 10 de dezembro. A decisão foi tomada após encontro entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Fórum Nacional dos Usuários do Sistema Único da Assistência Social (FNUSUAS), realizado na última sexta-feira (19).
O governo federal e as entidades da área estão incentivando que os beneficiários de programas sociais participarem das conferências municipais, estaduais e nacional de Assistência Social, que serão realizadas durante o segundo semestre de 2015. “O usuário é quem vai contar como está o atendimento, a política e a gestão. O Fórum é uma importante iniciativa de mobilização para que os usuários se sintam motivados a debater e participar mais diretamente da política de Assistência Social”, explica a secretária nacional de Assistência Social do MDS, Ieda Castro.
Por meio do Suas, milhões de famílias recebem atendimento socioassistencial de forma gratuita em 7,5 mil Centros de Referência de Assistência Social (Cras), 2,4 mil Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), 301 Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP), 1.256 equipes volantes e 138 lanchas sociais.
A coordenadora do FNUSUAS, Aldenora González, pede o estímulo à criação de fóruns municipais e estaduais que cuidem das questões dos usuários do Suas. “Pedimos apoio do MDS para que possamos fazer uma grande plenária na Conferência Nacional, para que todos os beneficiários se sintam provocados a voltar aos seus estados para construir os fóruns municipais e estaduais.”
O FNUSUAS foi instalado em novembro de 2014, durante reunião descentralizada e ampliada do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















