Cidadania e Justiça
Crédito Fundiário garante tecnologia no campo em Rondônia
Extensão rural
“Foi surpreendente, tanto na renda quanto na qualidade dos produtos que colhemos. Havia abandonado a agricultura por falta de estrutura e de rendimento. Fui buscar na cidade o que não achava no campo. O Crédito Fundiário me trouxe de volta e não pretendo sair mais”, conta o agricultor de Rondônia Edson Martins Mariano, que cultiva 1,5 hectare e fatura mais de R$ 80 mil reais por ano.
Ele explica que os benefícios vieram após ter passado a usar novas tecnologias, como estufas para produzir tomates, repolhos e milho, além de sementes e grãos melhorados, sistema de irrigação por gotejamento com fertilizantes e adubos, e viveiro para produção própria das mudas de melhor qualidade.
A Associação dos Produtores Rurais de Vilhena (RO) é prova que diversificação e tecnologia com oferta de crédito transformam pequenas áreas em espaços de produção qualificada e rentável.
Os 40 agricultores associados usaram o dinheiro do Programa Nacional de Crédito Fundiário do MDA e receberam orientação técnica da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) para mudar a forma de plantar. O resultado apareceu no aumento da receita.
As agricultoras Mailza e Thiele também aderiram às novas tecnologias. Com acompanhamento técnico, dobraram a quantidade de frutos plantados numa mesma área de dois hectares, sem prejuízo para o solo ou para o produto. “O sistema rotativo e a nova forma de plantio nos permitem colher 35 mil frutos por ano, que são vendidos por R$ 2,50. Com as perdas e os investimentos necessários, sobram em média 30 mil frutos, que garantem uma renda muito boa”, avaliou Mailza.
O técnico da Emater, Donizete Martins, que acompanha as famílias da Associação dos Produtores Rurais de Vilhena, atesta a melhoria da produtividade e aumento dos ganhos econômicos com o emprego de novas técnicas de produção. Os beneficiários da Associação dos Produtores Rurais de Vilhena comercializam o que produzem para o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), feiras de produtores e mercados de Vilhena (RO) e mais quatro cidades vizinhas.
Programa Nacional de Crédito Fundiário
O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) é uma política pública do governo federal criada para que agricultores familiares sem terra ou que dispõem de uma pequena área possam adquirir imóveis rurais. Funciona como uma política complementar à reforma agrária, uma vez que permite a aquisição de propriedades que não são passiveis de desapropriação.
Além da terra, o financiamento permite ao agricultor construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma. O financiamento pode tanto ser individual como coletivo.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















