Cidadania e Justiça
Ministro propõe fórum permanente com estados
Interlocução
Uma interlocução permanente entre Governo Federal e estados, por meio de um fórum, foi proposta pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, durante a II Reunião de Trabalho do Fórum dos Gestores Estaduais ligados à Agricultura Familiar da Região Nordeste, em João Pessoa, capital da Paraíba. O evento aconteceu na segunda (1º).
Participante da reunião, o secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Jerônimo Rodrigues, avaliou que a agenda é uma oportunidade dos estados se organizarem e trocarem experiências. “É um compromisso com a redução da pobreza rural, com um público que por muitos anos ficou na escuridão”.
Além dos representantes dos nove estados nordestinos, Minas Gerais também integra o grupo – por estar localizado na região do semiárido.
Cada representante apresentou ao ministro a situação agrária de seu estado. Entre as demandas estão ampliação do crédito (Pronaf), avanço da regularização fundiária, mais assistência técnica para os agricultores familiares, apoio para a inscrição dos produtores no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a priorização da política territorial.
Segundo Patrus, é preciso dar andamento ao diálogo. “Proponho pensarmos juntos os desafios que enfrentamos hoje e juntos firmarmos o compromisso de deixar um País melhor para os netos e para os netos dos nossos netos”.
O que é
II Reunião de Trabalho do Fórum dos Gestores Estaduais ligados à Agricultura Familiar da Região Nordeste – que conta com a participação de representantes de toda a região e também de Minas Gerais, por conta do semiárido. O fórum é um espaço permanente para discutir as demandas da agricultura familiar relacionadas a políticas públicas e adequá-las à realidade regional.
Fonte: MDA
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















