Cidadania e Justiça
Saúde libera lista de beneficiários do Bolsa Família para acompanhamento
Bolsa Família
O Ministério da Saúde liberou, nesta quarta-feira (5), o acesso ao Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família na Saúde para os coordenadores municipais, que fazem o acompanhamento dos beneficiários que se enquadram nas condicionalidades exigidas pelo programa para o segundo semestre.
O mapa disponível no sistema traz as listas das famílias que estão no perfil e permite à equipe local organizar o acompanhamento nas unidades de saúde ou pelas equipes da estratégia de Saúde da Família. Nele, também é possível organizar as famílias pelo bairro onde moram ou pela Unidade de Atenção à Saúde a que estejam vinculadas.
Mesmo que uma família não tenha uma unidade de saúde de vinculação ou o bairro indicado, ela tem direito ao atendimento. O acompanhamento de saúde é feito a cada seis meses e é um compromisso das famílias que integram o programa.
Acompanhamento
O acompanhamento é feito com recém-nascidos e crianças de até 7 anos, que devem ser pesados, medidos e ter o calendário de vacinação atualizado.
As gestantes devem fazer o pré-natal. Como não é possível saber quais mulheres estão grávidas, o perfil inclui todas as mulheres entre 14 e 44 anos que devem ser acompanhadas.
Segundo Rodrigo Lofrano, coordenador-geral de Acompanhamento de Condicionalidades do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o acompanhamento também pode apontar outras vulnerabilidades decorrentes de alguma situação particular.
“Uma criança com baixa estatura ou baixo peso para a idade, por exemplo, pode indicar uma situação de alimentação inadequada, possivelmente até por desconhecimento quanto ao valor nutricional dos alimentos que a família consome”, afirma Rodrigo. "Quando as vulnerabilidades são constatadas, o poder público deve ser mobilizado para atender às necessidades das famílias", acrescentou.
O MDS estabelece o calendário de acompanhamento das condicionalidades em conjunto com as áreas de saúde e educação. Com esse calendário, os gestores municipais planejam as visitas e o acompanhamento das famílias, de acordo com o fluxo e as demandas locais.
Fonte:
Portal Brasil, com informações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















