Cidadania e Justiça
Minha Casa Minha Vida garante moradia a crianças brasileiras
Dia das Crianças
Natural do município paraense de Castanhal, Rosilene Moura de Farias deixou neste ano de viver na rua. O programa do governo federal Minha Casa Minha Vida concedeu a ela e aos filhos o direito a uma moradia digna.
"Na sexta-feira que eu ganhei minha chave, eu mudei logo. Meus filhos disseram: 'Mamãe, nós nunca mais vamos dormir na rua, vamos nos mudar hoje'", relatou. "Eu sou a mulher mais feliz desse mundo. Ainda não consegui acordar desse sonho."
Rosilene vende bombom nas ruas e cata latinha para conseguir garantir um pouco de dinheiro e comida para os filhos. "É um dinheiro digno que eu arranjo para dar o que sustentar os meus filhos", conta. A catadora sonha agora em aprender a ler e a escrever e proporcionar condições ainda melhores à família.
Assim como aconteceu com o filhos de Rosilene, o Minha Casa Minha Vida alterou o rumo de milhares de crianças brasileiras desde que o programa foi implantado, em 2009. De lá para cá, foram entregues aproximadamente 2,2 milhões de casa. E muitas dessas residências contavam com crianças que passaram a ter um lugar digno para crescer e se desenvolver.
Pai de dois filhos, o sergipano Everton Ferreira, 37 anos, orgulha-se da honra conquistada por meio do trabalho e do esforço com que está concluindo o Ensino Superior. O Minha Casa Minha Vida realizou o sonho da casa própria e o futuro advogado pode agora cuidar melhor do desenvolvimento das crianças.
"Tive a oportunidade de fazer um vestibular para Direito", afirma. "Tendo esse apartamento, eu consigo sonhar com a conclusão da faculdade, com a aquisição de um carro para a família, com o ingresso da minha esposa na faculdade de Engenharia Civil, com o desenvolvimento dos nossos filhos".
No município de Atibaia, interior do Estado de São Paulo (SP), Gisele Aparecida de Oliveira vive com segurança e conforto em um condomínio residencial. Mãe de sete filhos, ela incrementou o orçamento com a nova moradia entregue pelo programa Minha Casa Minha Vida.
"Posso dizer que, daqui para frente, teremos um futuro melhor", comemora a empregada doméstica, ao explicar que a economia do aluguel vai ajudá-la a adquirir um carro para facilitar a ida dos filhos à escola.
Já a carioca Maria do Socorro, é mãe e avó, dedicando-se à tarefa de proporcionar aos filhos e aos netos melhores perspectivas. Depois de receber a casa própria do governo federal, ela se disse feliz por ter "conquistado tudo que uma mãe de família quer para seus filhos".
"O Minha Casa Minha Vida mudou a minha vida, mudou a vida dos filhos, a vida dos meus netos", diz. "Eu fico aqui na cozinha, fazendo as minhas coisas, e meu netos ficam correndo por aí à vontade, sem perigo nenhum. Foi a melhor coisa que aconteceu", concluiu Maria do Socorro.
Fonte: Portal Brasil, com informações da Caixa Econômica Federal
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















