Cidadania e Justiça
Participação popular marca a Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional
Falas do Brasil
A abertura da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional teve a participação da sociedade civil, nesta terça-feira (3), em Brasília. O “Falas do Brasil” contou com apresentação de filme longa-metragem, filmes curta-metragem, contação de histórias, literatura, música, canto, cordel, troca de sementes e de receitas, e documentários, como Betinho: A esperança equilibrista.
O documentário retrata a história de Herbert de Souza, o Betinho, que foi amante da igualdade e da democracia e que lutou contra a miséria e a fome. O sociólogo e ativista dos direitos humanos completaria 80 anos de vida neste 3 de novembro . Para marcar essa data, o filme mostra sua vida, desde a juventude até o falecimento, apresentando as lutas e os momentos históricos do País.
O filho de Betinho, Daniel Carvalho de Souza, diz que o filme é fundamental para os jovens que não conheceram o sociólogo. “Ele era uma pessoa que mobilizou o Brasil chamando muitas vezes os opostos para trabalharem juntos contra a fome e contra a Aids”, conta. Essa luta continua com a Ação da Cidadania, uma Organização Não Governamental que nasceu quando 32 milhões de pessoas se encontravam abaixo da linha da pobreza.
Para Daniel Souza, as conquistas sobre o tema são muitas. “A maior luta e vontade dele era que a gente pudesse ter uma arma estrutural para combater a fome e hoje existe uma revolução social nesse sentido. A partir do momento que se tem uma política pública, a gente consegue fazer essa mudança”. O documentário está em cartaz no circuito comercial em Brasília, no Rio de Janeiro, São Paulo, e Belo Horizonte.
Os participantes também assistiram ao documentário Muito além do peso, que retratou a obesidade como a maior epidemia infantil da história. Lançado em 2012, o filme longa-metragem debate sobre a qualidade da alimentação das crianças e os efeitos da comunicação mercadológica de alimentos, e tem como objetivo sensibilizar e mobilizar a sociedade sobre os problemas do consumismo na infância.
Outro filme apresentado foi o longametragem O veneno está na mesa – II. O filme aborda o domínio da agricultura mundial pelos alimentos transgênicos. A produção apontou efeitos da alimentação de animais de abate com transgênicos para trazer à tona a discussão sobre o crescimento desta prática e suas consequências.
Fonte: MDS
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















