Cidadania e Justiça
Como funciona o Minha Casa Minha Vida Entidades
Moradia
O Minha Casa Minha Vida Entidades é uma modalidade do programa habitacional do governo federal no qual grupos sociais e associações podem fazer a gestão de todo o processo de desenvolvimento das moradias, desde a concepção do projeto até a execução da obra. Isso permite redução de custos e uma utilização mais eficiente dos recursos disponibilizados. Entenda:
O que é o MCMV Entidades?
É uma modalidade do maior programa habitacional da história do Brasil. Ela consiste em atender famílias organizadas por meio de cooperativas habitacionais, associações, movimentos sociais e demais entidades privadas sem fins lucrativos, interessados em obter uma moradia própria
Como funciona o programa?
Nesse formato de contratação, as famílias beneficiadas participam diretamente da gestão dos recursos, acompanhando o processo de construção das unidades habitacionais de perto em todas as etapas.
Qual a diferença dessa modalidade?
A grande diferença da modalidade "Entidades" é que os grupos que serão beneficiados com as unidades habitacionais são os responsáveis pela gestão e o acompanhamento dos empreendimentos. Esse acompanhamento próximo permite um uso mais eficiente dos recursos e, eventualmente, melhorias necessárias para atender as demandas de um determinado grupo, como extrativistas e pescadores, por exemplo.
Quais as vantagens?
Além de permitir um fortalecimento da organização social e comunitária, o programa cria maiores possibilidades de acesso a moradia por parte de grupos sociais organizados, atendendo indígenas, quilombolas, extrativistas, pescadores, comunidades tradicionais. Outra vantagem importante é a gestão dos recursos por parte dos futuros moradores do empreendimento, permitindo um grande controle social.
Quanto já investido e entregue?
Desde 2009, foram entregues cerca de 7,8 mil unidades habitacionais. Outras 12,5 mil já tiveram os projetos aprovados e estão em fase de construção ou de regularização. No total, já foi empenhado R$ 2,5 bilhões no período.
Fonte: Portal Brasil, com informações da Caixa e do Ministério das Cidades

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















