Ciência e Tecnologia
Embrapa apresenta alternativas para mercado de rã em workshop
A Embrapa Agroindústria de Alimentos, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Rio de Janeiro (RJ), reunirá produtores, empresários e pesquisadores para discutir alternativas para a cadeia produtiva e apresentar soluções tecnológicas para o processamento da carne de rã. O workshop, que será realizado de terça (21) a quarta-feira (22), está dividido em palestras, debates e cursos para a agroindústria.
Até 2006, segundo o último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tinha 170 estabelecimentos ranícolas com produção em torno de 156 toneladas/ano. A região Sudeste se destacava com 57% da produção. Entretanto, a partir de 2000 a atividade entrou em declínio devido a problemas nos sistemas de produção, a burocracia em licenças ambientais e a falta de alternativas para produtos processados.
Durante o workshop, o Instituto de Pesca de São Paulo apresentará os avanços tecnológicos e arranjos organizacionais na cadeia produtiva, o relato de experiências de empresas e cooperativas como a RanaPiscina e a Coopercrâmma e um painel sobre as perspectivas para oferta e demanda de rãs e derivados feito pelo Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam).
A Embrapa promoverá aulas práticas para produção de salsicha, patê e conserva de carne de rã. Os produtos processados foram desenvolvidos a partir da carne do dorso, uma matéria-prima que corresponde a 50% do corpo do anfíbio e que é descartada na agroindústria. “A tecnologia conseguiu transformar o que até agora era considerado resíduo na agroindústria em produtos de qualidade nutricional”, afirmou a pesquisadora da Embrapa Ângela Furtado.
No processamento, a pesquisa utilizou técnicas de desossa manual e de separação mecânica da carne. Cada produto recebe tratamento específico de acordo com seu destino, visando manter a qualidade, a segurança e o sabor.
“O evento será uma oportunidade de diálogo entre a pesquisa e o setor produtivo para compartilhar experiências. Deste encontro podem surgir parcerias para novos projetos que atendam as demandas de mercado”, disse o pesquisador André Yves Cribb, responsável pelo projeto de avaliação e transferência de tecnologia para processamento de carne de rã da Embrapa.
As vagas para o workshop, que é gratuito, são limitadas. Os interessados devem entrar em contato com Priscila Castro pelo telefone (21) 3622-9733 ou escrever para mais informações.
Fonte:
Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















