Ciência e Tecnologia
Modelo brasileiro de uso da física na agricultura será apresentado em Moçambique
Mostrar os resultados da aplicação da física na agricultura tropical é a tarefa do pesquisador Silvio Crestana na 1ª Conferência de Física da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, que será começa neste domingo (12) e vai até 16 de setembro, em Maputo, capital de Moçambique.
Crestana foi convidado pela diretoria da Sociedade Brasileira de Física (SBF) para participar da delegação brasileira, coordenada pela instituição com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia.
A SBF pretende estabelecer intercâmbios de profissionais entre físicos do Brasil, Portugal e colegas em atividade nos países da África de expressão portuguesa, como Angola, Moçambique e Cabo Verde.
O evento é organizado pela Universidade Eduardo Mondlane em parceria com o Instituto Superior Técnico de Lisboa com a proposta de criar um espaço científico de discussão dos avanços da física nos países de língua portuguesa e com a perspectiva de ser realizada a cada dois anos.
Com o tema “O papel da física e das suas aplicações na educação e no desenvolvimento nos países de língua portuguesa”, a conferência vai permitir aos participantes acompanharem o estágio de desenvolvimento de várias ações nos diferentes países da comunidade.
Aplicar os conceitos da física, entre outros, na agricultura o pesquisador Silvio Crestana e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apostaram no desenvolvimento de novas tecnologias, como tomógrafos, espectrômetros de ressonância magnética de alta resolução, microscópio de força atômica, sensores e sistemas que beneficiaram a agropecuária brasileira.
Fonte:
Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















